quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 20, de 27.10.2012

PRÓLOGO

Bom sábado, gente linda que abre todo sábado a 4B da Folha para saber o que há de legal no mundo da literatura! A semana foi legal, com muitos agentes do livro e da leitura visitando o Estado, feira de livros e outras coisas. Como não dá para falar de todo mundo, te deixo aí com essas míseras notas apenas.
Beijos literários.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com


CORDEL DE RORAIMA

O Coletivo Arteliteratura Caimbé e a UERR realizaram no último sábado o II Encontro de Cordelistas de Roraima. Olhaí alguns dos participantes: Otaniel Cutião, Rodrigo de Oliveira, Seu Xarute e Zanny Adairaba. Foto: Edgar Borges.

ENCONTRO DO PROLER
 Começa nesta segunda (29) e vai até quarta o 12° Encontro Estadual de Incentivo à leitura (Proler), que este ano traz como tema “Memória, atuação e projeção – uma reflexão sobre os 20 anos do Proler Nacional”. A abertura oficial do evento será na Videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, às 8h30, com uma mesa redonda discutindo “A internet como ferramenta positiva na formação do leitor crítico”.

CURSOS
O Proler deste ano oferecerá, para profissionais que atuam na área de educação, os seguintes cursos no Ceforr: “Ler por prazer e o prazer de ler” com a professora Msc. Arlete Alves de Oliveira; “Contos e Encantos: Criando clubes de leitura na Escola” com a Especialista Joelma Fernandes de Oliveira Sousa; “Organização Básica de Biblioteca” com a bibliotecária Anete de Oliveira Pinto; “Conservação e recuperação de acervos” com a técnica Vera Lúcia Oliveira Silva; e “De ponto em ponto se tece um conto” com a escritora Alexia Linke. Pelos telefones 8124-9811 e 9170-0777 é possível verificar se ainda há vagas.

BARCA 


A Biblioteca Itinerante Barca das Letras aportou nesta semana na comunidade Truaru, das etnias etnia Macuxi e Wapichana, a 60 km de Boa Vista, na Terra Indígena Barata e Livramento. O arte-educador amapaense Jonas Banhos levou 160 livros, revistas e gibis arrecadados nas intervenções urbanas da Barca das Letras em Brasília e também na XX Feira de Ciências de Roraima. Para saber mais das aventuras literária da Barca, acessa www.barcadasletras.blogspot.com.br. Foto: Jonas Banhos.

SEMANA DE LETRAS
A comissão organizadora da X Semana de Letras da UFRR informa que o prazo para inscrições de ouvintes vai até o dia 27/11. Confira a programação da X Semana de Letra. Para checar toda a bacana programação, acesse www.pacocaliteraria.blogspot.com.br.

FEIRA DE LIVROS

A XXII Feira de Livros do Sesc Roraima foi uma das boas pedidas da semana, com diálogos literários, mesas redondas e oficinas gratuitas para toda a comunidade. Na foto, o autor carioca João Pedro Fagerlande fazendo um recital que encantou o público presente no Teatro Jaber Xaud. A foto é de Pablo Felipe.

MACHADO DE ASSSIS 
 A Fundação Biblioteca Nacional recebe até 20 de novembro traduções de obras brasileiras para a segunda e a terceira edições da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. A revista, trimestral na versão online, está disponível no endereço www.machadodeassismagazine.bn.br. Haverá duas edições impressas por ano. Trabalham com a FBN no projeto o Itamaraty, o Itaú Cultural e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Dúvidas pode ser esclarecidas pelo email cil@bn.br ou no telefone 5521-2220-2057.

CENAS LITERÁRIAS
Durante a intervenção da Barca das Letras na VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, garota lê e é iluminada pelo sol do final da tarde. Foto: Edgar Borges.

CENAS LITERÁRIAS II
Em outra intervenção da Barca das Letras, desta vez na comunidade indígena Truaru, professora reflete sobre os contos de meu livro Sem Grandes Delongas. Foto: Jonas Banhos.

CINEMINHA
 Gente, não é literatura mas é bão do mesmo jeito: rola neste domingo, às 19h30, uma sessão de cinema na Associação Grupo de Maẽs Anjos de Luz, rua Austrália, 465. O coletivo Caimbé vai realizar a mostra do Dia Internacional da Animação lá. Vai que é de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário