sábado, 29 de setembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 16, de 29 de setembro de 2012

PRÓLOGO
Bem-vindo ao mês de outubro. Tem muita coisa boa prevista para acontecer nas próximas semanas. A primeira é a programação cultural da Livraria Saber, que está fazendo aniversário. Temos também a feira de livros do Sesc e a as atividades literárias incluídas na VII Semana de Ciência e Tecnologia de Roraima. Algumas a gente já adianta nesta coluna. Outras, só depois.

VISUAL



Essa é uma das minhas obras que estarão expostas quinta e sexta na escola Estadual Penha Brasil. #Autopromoção

CURT@S

A Escola Estadual Penha Brasil, no bairro Aparecida, faz na quinta e sexta (4 e 5) a exibição da mostra de fotografia, poemas e micronarrativas "Curt@s histórias e poesias", com textos meus e fotografias de Zanny Adairalba e Edgarzinho Borges Bisneto. A atividade faz parte da festa de encerramento de um projeto de leitura que envolveu alunos das sétimas séries.

CRISTÃ BV

A Livraria Cristã BV celebrou ontem um ano de funcionamento. Para celebrar, sorteou vários brindes, uma TV, um aparelho de som e ainda recebeu os cantores Moises Levi, Liae Rebeca e Carla Santos para animar a noite dos presentes. 

CONTADOR



O contador de histórias e artista plástico Tana Halú também celebrou ontem seu aniversário. 

CIÊNCIA

Os cordelistas e professores da UERR Rodrigo de Oliveira e Evangelista Lima escreveram um cordel para falar da XX Feira Estadual de Ciências, integrante da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima. O evento será realizado de 18 a 20 de outubro, mas o texto já está disponível no site Recanto das Letras.

SABER




A livraria Saber completa este mês 3 anos de atividades. Para celebrar, programou o seguinte pacote: descontos de 10% a 50% nos títulos, sorteio de livros, sessão de contos, saraus, brindes para quem curtir a sua página no Facebook e outras coisinhas bacanas.

AUTÓGRAFOS

No próximo sábado (6), como parte da programação, tem sessão de autógrafos dos livros de poemas Repoetizando, de Zanny Adairalba, e Sem Grandes Delongas, com micronarrativas de Edgar Borges, este mesmo que assina a coluna. Será às 10h, na avenida Ville Roy, 4896, Aparecida (Em frente à Femarh). Passa lá e compra um exemplar de cada.

AZUL




O advogado e escritor Clotilho Filgueiras e o seu filho, Daniel, durante o lançamento do livro infantil Daniel Sapeca e o Diamante Azul do Tepequém, à venda na Livraria Saber, Megafarma e Tocantins.


PRÊMIO JABUTI

Saiu a relação do indicados da primeira fase do Prêmio Jabuti 2012. O resultado da segunda fase será divulgado 18 de outubro e a premiação acontece em São Paulo em novembro. São 29 categorias, incluindo Capa, Fotografia, Contos e Crônicas, Direito, Reportagem e Ilustração. A relação completa está no site www.premiojabuti.com.br.

LOBATO, O RACISTA

Estás sabendo da confusão no Supremo Tribunal Federal envolvendo a obra As caçadas de Pedrinho? Basicamente, dizem que Monteiro Lobato fez um texto racista. O Ministério da Educação já se posicionou sobre a questão: baseado em um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), entende que uma nota explicativa nas edições futuras é instrumento suficiente para contextualizar a obra.

SEBO



O futuro dos sebos

TIMOR LESTE
Quer deixar a cidade e ir dar aulas de português do outro lado do mundo? Então se liga: o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste (PQLP) está com inscrições abertas até 24 de outubro para professores brasileiros interessados em passar de seis meses a um ano naquele país. Serão selecionados 50 bolsistas. A inscrição deve ser feita na página web da Capes. Os selecionados receberão mensalidade de 1,3 mil euros [R$ 3,4 mil] para a modalidade estágio docente e de 2,1 mil euros [R$ 5,5 mil] para a de articulador pedagógico. Terão ainda seguro-saúde, auxílio-instalação e passagem aérea.

VIVALEITURA

A Biblioteca Nacional divulgou na quinta que as inscrições no Prêmio VivaLeitura 2012 foram prorrogadas até 13 de outubro, pela internet, e até 11, pelos Correios. Consulte o edital no site www.vivaleitura.org.br.

LEMBRETE

Quer divulgar alguma ação na área literária? Manda um e-mail para culturaderoraima@gmail.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Jovens artistas indígenas participam de evento na UERR

A Universidade Estadual de Roraima realizou de 24 a 27 de setembro o II Simpósio de Educação e Formação de Professores, a V Semana da Área de Ciências Humanas e o I Encontro do Projeto Novos Talentos da UERR- da ciência à cidadania. Foram 26 atividades diferentes nos quatro dias de eventos, com participação de alunos de escolas estaduais e indígenas atendidas pelo projeto Novos Talentos nas escolas estaduais Cícero Vieira Neto (Pacaraima), Tuxaua Antônio Horácio (Pacaraima), José de Alencar (Rorainópolis) e Padre Eugênio Possamai (Rorainópolis).

A escola Tuxaua Antônio Horácio, localizada na comunidade indígena Boca da Mata, na área indígena São Marcos, trouxe três apresentações artístico-culturais.

A primeira foi com as crianças do grupo de parixara Pata Maima. Alguns dos indiozinhos, todos com menos de 12 anos, eu já conhecia do tempo em que estive lá por conta do projeto Caminhada Arteliteratura. A coordenadora do grupo, Leoneide Pinho, organizou à época uma rápida apresentação e nos colocou para dançar parixara numa grande roda no malocão da comunidade. 

Confere algumas fotos que fiz das apresentações desta semana:

Foto: Edgar Borges
Foto: Edgar Borges
As criancinhas se apresentaram no auditório do campus Boa Vista da UERR, encantando o público, formado por acadêmicos e professores de vários cursos.

Outra mostra dos talentos que a comunidade abriga foi dada pelo grupo da escola, dirigido pelo professor de química e biologia Ricardo Dantas. Junto com Mário Dinarti, escreveu uma peça sobre meio ambiente intitulada 'O julgamento do ser humano' e a ensaiou durante um mês com alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio. Os oito jovens atores encararam a plateia e mandaram muito bem na história, que discute a responsabilidade das pessoas na destruição e preservação da natureza.


Foto: Edgar Borges

O sol, a terra e a assistente de tribunal (Foto: Edgar Borges)


 O lixão (Foto: Edgar Borges)

A intenção do grupo é rodar pelas escolas da área indígena, promovendo debates sobre a questão ambiental. Graças à apresentação na UERR, ganharam um convite para participar de um evento na Universidade Federal de Roraima e há possibilidade de estarem na Feira Estadual de Ciências, prevista para acontecer de 18 a 20 de outubro.

Outra atração vinda da Boca da Mata foi a Cia. Indígena de Dança Raízes de São Marcos, dirigida pela professora Raquel Queiroz, que desenvolvou durante muitos anos trabalhos de dança de rua em Boa Vista e recentemente foi morar na cidade de Pacaraima, a cerca de 30 km da comunidade.

Esta foi a primeira apresentação da turma, que abriu seu número com o cerimonial de defumação do maruai, um tipo de incenso utilizado para combater o cansaço, o mau olhado e dar força às pessoas. A proposta intercultural agradou aos presentes e conta, conforme Raquel, com apoio da escola.




A jovem que fez a defumação no ambiente é um exemplo do esforço feito diariamente para estudar nos territórios indígenas. A conheci também ano passado, nas atividades realizadas na escola de Sorocaima II, comunidade que fica à margem da BR 174, na serra de Pacaraima. Os seus longos cabelos negros lhe valeram o apelido de Pocahontas.

Pensei que havia se mudado para a Boca da Mata, mas uma das professores me explicou: continua vivendo em Sorocaima I, a uns 8Km da da BR. Todo dia sai de sua comunidade, passa por Sorocaima II e desce a serra para ir até a Boca da Mata, que é considerada o principal núcleo indígena da região, pois possui escola e centro de saúde. Deve dar também uns 30 km, 40km para ir e outros tantos para voltar.

Tem Overdoze cultural neste sábado

A banda Haoko Beko é uma das atrações do Overdoze (foto: Roberto Pesanha)


O Sesc Roraima realiza neste sábado (29), na unidade Mecejana, o encontro cultural “Overdoze”, com doze horas ininterruptas de atividades artísticas.

A programação é gratuita, começa às 15h e se estende até as 3h do dia 30, com pocket shows, mostra de danças, espetáculo circense e show com a banda brasiliense Haono Beko.

O Overdoze faz parte da programação da Aldeia Cruviana, que também levou atividades para Iracema e Tepequém.

Confere a programação do Overdoze 2012. Antes, se quiser, dá um clique e confere como foram alguns dos Overdoze em que estive e sobre os que escrevi algo: 2005, vivência e programação; 2007 e 2009.

Sábado (29 de setembro)

Abertura Oficial do OVERDOZE

Apresentação do Coral Indígena Seremka
Local: Teatro Jaber Xaud - Horário: 15h

Apresentação do Madrigal Sesc

Local: Teatro Jaber Xaud  - Horário: 15h30

Apresentações do DAC (Balé, Coral, Teclado,
Violão, Dança de Salão e Orquestra)
Local: Teatro - Horário: 16h

Mostra de Cinema (Infanto-Juvenil)

Local: CINESESC - Horário: 15h30

Campeonato de Games

Local: Tenda (próx. Palco das Piscinas) - Horário: 16h

Espetáculo de teatro “Tikin”

com a Cia Criart (RR) 
Local: Teatro Jaber Xaud - Horário: 17h

Show Musical - Banda A Coisa 

Local: Palco das Piscinas - Horário: 18h

Sessão de Cinema - Mostra de Comédias

Local: CINESESC - Horário: 18h45

Campeonato de Games

Local: Tenda (próx. Palco das Piscinas) - Horário: 19h

Mostra SESC de Dança (Grupos: ANIR, Luz da Vida,
Harmonia & Ritmo, Lessiana, Swing Moleque)
Local: Teatro Jaber Xaud - Horário: 20h

Show Ben Charles e Los The Os

Local: Palco das Piscinas - Horário: 21h
Sessão de Cinema - Mostra Francesa
Local: CINESESC - Horário: 21h30

Show Banda Haono Beko (DF)

Local: Palco das Piscinas - Horário: 22h

Show Banda Guy-Bras   

Local: Palco as Piscinas - Horário: 23h30

Sessão de Cinema (Especial 18 para cima)
Local: CINESESC - Horário: 00h

Show Banda Xama na Pegada  
Local: Palco das Piscinas - Horário: 00h45


E no dia 3 de outubro, a Aldeia Cruviana termina com o espetáculo de teatro “Este lado para cima” – Brava Cia de Teatro (SP), encenado no Centro Comercial Caxambú (Centro), às 17h.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto Cine Revolução promove jornada de filmes na UFRR

Cartaz do filme Amazônia em Chamas

O Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR) promove de 1 a 5 de outubro, das 16h às 18h, no auditório Alexandre Borges, a I Jornada de filmes do NUPEPA com exibições de obras com temáticas políticas e históricas. A I Jornada faz parte do projeto de extensão Cine Revolução. A entrada é gratuita.

O objetivo do Cine Revolução é contribuir para a formação de um pensamento crítico sobre temas relacionadas a ciência política e a vida social, por meio da exibição de filmes, organizados em jornadas. Para a I Jornada, foram selecionadas cinco produções, no intuito de provocar a transdisciplinaridade com vistas a agregar um público diverso, tanto de acadêmicos, técnicos e professores da UFRR ou de outras instituições, assim como de movimentos sociais e estudantes do ensino médio. São filmes consagrados pelo crítica nacional e internacional, de gêneros ficção e documentário, de média e longa-metragem.

Outras informações pelo telefones (95) 3623.1699, 8119.5049 ou no endereço nupepa@ufrr.br

Confira a programação da primeira Jornada:

01/10/12
16h às 18h
Milk: A Voz da Igualdade” (ficção; ano: 2008; 128 min.)
02/10/12
16h às 18h
Amazônia em Chamas” (ficção; ano: 1994; 123 min.)
03/10/12
16h às 18h
Dom Helder Câmara – O Santo Rebelde” (documentário; ano: 2004; 74min)
04/10/12
16h às 18h
Encontro com Milton Santos - ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá” (documentário; ano: 2006; 89 min.)
05/10/12
16h às 18h
Josué de Castro: Por um mundo sem fome”(documentário; ano: 2004; 27 min.)


Museu Integrado de Roraima promove visitas mediadas

O Museu Integrado de Roraima (MIRR) realiza até esta quinta-feira (27) atividades que integram a 6ª  Primavera dos Museus.
 
Uma delas é a visita mediada, que apresenta ao frequentador uma linha do tempo do estado de Roraima, empregando como fio condutor o acervo da instituição. A cronologia vai desde a comunicação contida nas pinturas rupestres à trajetória de Roraima e sua evolução histórico-cultural entre os séculos XIX e XXI.


 
 
No final, o visitante é convidado a uma proposta interativa: a enquete “Apropriação da linguagem dos internautas na desconstrução do conceito de museu e função social do Museu Integrado de Roraima”.
 
Também será oferecida ao público uma visita aos bastidores do museu, permitindo que conheçam o cotidiano da equipe técnica na montagem da montagem da nova exposição.
 
 
O MIRR foi criado em 1985 e está localizado no Parque Anauá, por tŕas do Forródromo.  Funciona das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira.

Com a revitalização do circuito expositivo, promovendo rodízios de acervos, acessibilidade à pesquisa e à informação e maior interatividade em seus núcleos museológicos, a pretensão do MIRR  é ser reconhecido, em âmbito local, regional e  nacional como órgão de excelência na preservação, disseminação, difusão do acervo histórico, pólo irradiador de práticas em educação patrimonial, ponto turístico onde lazer e cultura estejam atrelados, relacionado com a valorização e resgate da auto-estima do povo roraimense.
 
PRIMAVERA - Comemorada entre os dias 24 e 30 de setembro de 2012, a 6ª  Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), elegeu o tema A função social dos Museus. A intenção é destacar o papel destas instituições como agentes modificadoras da sociedade.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Artistas e produtores culturais de Roraima devem cadastrar-se no Sistema Nacional de Cultura

Artistas, produtores e integrantes dos segmentos ligados à cultura estão sendo convocados para cadastrar-se no Sistema de Informações e Indicadores Culturais de Roraima. O cadastro deve ser feito até o dia 30 de outubro no subsolo do Palácio da Cultura Nenê Macaggi ou preenchendo a ficha cadastral disponível no site www.educacao.rr.gov.br, no link download.

Podem participar artistas, entidades e produtores culturais, companhias, além de grupos locais. A ficha preenchida deverá ser entregue preenchida na Unidade de Cultura, localizada no Palácio da Cultura.

Com as informações, será feito um mapa sobre a produção cultural, gastos, investimentos e eventos em Roraima. Inicialmente as informações vão servir para planejamento em Roraima. Os dados, de acordo com o Governo EStadual, também devem subsidiar ações futuras do Ministério da Cultura.

Na ficha cadastral devem ser repassadas informações como razão social, área e município de atuação, quantidades de pessoas envolvidas, faturamento anual, técnica utilizada, formação na área cultural, entre outros dados.

A iniciativa se deve em virtude de Roraima ter feito adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Dos 15 municípios do Estado, somente Bonfim, Iracema e Uiramutã não aderiram ao sistema. Mais informações: 3621-3577 ou roraimanacultura@hotmail.com.

PROLER: Inscrições abertas para o XII Encontro Estadual de Incentivo à leitura



De 29 a 31 de outubro será realizada a 12ª edição do Encontro Estadual de Incentivo à leitura (Proler). O evento é promovido pelo Comitê Proler Boa Vista e ocorrerá no Palácio da Cultura Nenê Macaggi. O tema do encontro este ano é “Memória, atuação e projeção - uma reflexão sobre os 20 anos do Proler Nacional”. Durante os três dias, serão realizadas mesas redondas e minicursos, ofertados especialmente aos profissionais que atuam na área de educação.

Entre os minicursos, os temas a serem trabalhados são: “Ler por prazer e o prazer de ler” com a professora Msc. Arlete Alves de Oliveira; “Contos e Encantos: Criando clubes de leitura na Escola” com a Especialista Joelma Fernandes de Oliveira Sousa; “Organização Básica de Biblioteca” com a bibliotecária Anete de Oliveira Pinto; “Conservação e recuperação de acervos” com a técnica Vera Lúcia Oliveira Silva e “De ponto em ponto se tece um conto” com a escritora Alexia Linke. Serão ofertadas 25 vagas para cada minicurso.

Os interessados devem efetuar a inscrição na Biblioteca Pública do Estado, localizada no Palácio da Cultura, no horário das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. É necessário apenas preencher a ficha de inscrição. Outras informações por meio dos telefones: 8124-9811(Tim) e 9170-0777 (Vivo).

Confira a programação:

Dia 29/10/2012

8h       Credenciamento

8h30   Abertura Oficial - Pronunciamento de Autoridades

9h       Apresentação Cultural

9h30   Intervalo (café)

9h45   Mesa Redonda: “A internet como ferramenta positiva na formação do leitor crítico”

12h     Intervalo para almoço

14h às 18h   Minicursos


Dia 30/10/2012

14h às 18h   Minicursos



Dia 31/10/2012


14h às 16h30  Minicursos

16h30 Mostra dos Minicursos (videoteca)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cia. do Lavrado realiza II Oficina Livre de Teatro

Participantes da I oficina
A oficina da Cia. do Lavrado tem o objetivo de iniciar o participante no jogo teatral, com a investigação do espaço cênico, do movimento corporal e a expressão vocal nesse espaço, desenvolvendo a sensibilidade e criatividade do aluno.
As atividades serão realizadas aos sábados no Centro de Cidadania Nós Existimos,entre os dias 6 de outubro e 8 de novembro, das 14h às 18h, com 40 horas certificadas.
O investimento é de R$ 80. Reserve sua vaga pelos números 8114-0349 / 9138-9481 ou pelo e-mail ciadolavrado@yahoo.com.br. Ah, são apenas 15 vagas.
A oficina tem a parceria da LB Construções. Veja aqui como foi a primeira edição.

Coluna Rede Literária, edição #15, de 22.09.2012

PRÓLOGO
Não sei na de vocês, mas lá em casa está um clima de montanha. De montanha vulcânica em erupção, para ser mais exato. Por isso, ando lendo só à noite, quando o tempo fica mais agradável, ali pelos seus 35 graus...O importante é, mesmo no calor, não parar de ler, seja para a gente mesmo ou para os nossos filhos, sobrinhos, netos...De resto, a coluna vem com algunas infos bacanas. Aproveita, antes que o mundo derreta.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
Twitter: @borgesedgar


VISUAL



Obra de Silvio Prado. Para ver mais coisas dele, vai no blog Poesia Visu@l: www.poesiavisualsilvio.blogspot.com.br.

AGRÁRIA
A Universidade Estadual de Roraima promoverá a V Semana da Área de Ciências Humanas. Como parte da programação, na quarta-feira (26), às 19h, será feito no auditório do campus Boa Vista o lançamento do livro "Questão Agrária e Moviento Social no Campo", uma publicação da Comissão Pastoral da Terra/RR.

FEIRA
O Sesc Roraima realiza de 22 a 26 de outubro a sua XXII Feira de Livros. O tema deste ano é "Literatura e sociedade". As atividades serão realizadas no Ginásio do Sesc Mecejana. Entre os convidados estão o escritor Fabrício Carpinejar, esse da foto, e os ganhadores do prêmio Sesc de Literatura.


 


DISSERTAÇÃO
O professor Jairzinho Rebelo defende a sua dissertação na próxima sexta (28), no auditório 2 do ciclo básico da Universidade Federal de Roraima. O tema é "Leitura em Comunidades Indígenas: Identidade e Leitura na Comunidade Boca da Mata". O trabalho desenvolvido no município de Pacaraima será apresentado às 9h, com acesso franco a todos os interessados.

VIVALEITURA
Terminam 29 de setembro as inscrições para a 7ª edição do Prêmio VivaLeitura 2012, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Um video de sete minutos foi produzido para os interessados em se inscrever. O material esclarece questões como prazo para envio de material, forma de inscrição, critérios da avaliação, entre outros. Assista o vídeo em www.premiovivaleitura.org.br.

PREMIAÇÃO
O Vivaleitura é dividido em três categorias: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; (3) Sociedade: ONGs, pessoas físicas, empresas, universidades/faculdades e instituições sociais. Neste ano, serão contemplados 18 projetos, seis em cada categoria, que receberão troféu e o prêmio de R$ 30 mil cada um. É uma boa, né?


INSCRIÇÕES
E já que notíciamos uma dissertação, falemos também da aberturas das inscrições para mestrado em Letras da UFRR. São 20 vagas em duas linhas de pesquisa, com ingresso em 2013. As inscrições terminam na sexta (28). Devem ser feitas na sala 152 do Bloco 1 do campus Paricarana. O edital você lê aqui: www.ufrr.br/ppgl. Esclarecimentos pelo telefone 3621 - 3171 ou pelo email ppgl@ufrr.br.

PROLER
Estão abertas as inscrições para participar do Encontro Estadual do Proler 2012, que acontecerá de 29 a 31 de outubro no Palácio da Cultura. Os interessados devem procurar a direção da Biblioteca Pública do Estado. Na programação, palestras e cursos para quem mexe com leitura e literatura.

FRONTEIRAS
"Estudos Transdisciplinares na Amazônia Setentrional: fronteiras, migração e políticas públicas" é o nome do livro que será lançado nesta segunda-feira (24), às 19h, pelo Grupo de Estudo Interdisciplinar Sobre Fronteiras e o Programa de Pós-graduação Sociedade e Fronteiras da UFRR. A organização dos artigos ficou a cargo das pesquisadoras Francilene dos Santos Rodrigues e Mariana Cunha Pereira. Local: Espaço Cultural Casa do Neuber, avenida Ville Roy, São Vicente.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição #14, de 15 de setembro de 2012

PRÓLOGO
Então...tudo bem? A gerência informa que a casa abre todos os dias para receber informações, dicas e (até) críticas dos interessados em divulgar ações do mundo da leitura, livro e literatura. Compartilhe conosco que compartilharemos com outros. O e-mail está aí. 
Abraços.

Edgar Borges

culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar


TODA POESIA

A obra Poetas da América de canto castelhano, organizada pelo poeta amazonense Thiago de Melo, reúne cerca de 400 poemas de 120 representantes de 18 países da América Latina e Porto Rico, dentre os quais estão Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Cesar Vallejo, Rubén Darío, Gabriela Mistral, Nicolás Guillén, José Asunción Silva, Jaime Sabines, Ernesto Cardenal, Mario Benedetti e outros.


ENCONTRO

A escritora Zanny Adairalba participou na quarta-feira (12) de um encontro com estudantes da escola estadual Penha Brasil e falou sobre literatura de cordel em Roraima e o Brasil, poesia e seu método criativo. A atividade é fruto de um projeto coordenado pelo professor José Vilson Martins.

VIDAS SECAS

Os professores José Vilson Martins e Lysine Nozenir de Lima desenvolvem outro projeto bacana com os alunos da 7a série  da escola Penha Brasil. Intitulado Releitura de Vidas Secas, asssocia a ficção de Graciliano Ramos à história de Roraima, discutindo questões de pobreza e cidadania.

CENAS LEITORAS




Criança da comunidade indígena Sorocaima II, município de Pacaraima, durante entrega de livros feita pelo projeto Caminhada Arteliteratura, do Coletivo Caimbé, em 2011. Se você tem alguma cena leitora, mande pra gente no culturaderoraima@gmail.com.

KLAXONA Revista Klaxon circulou no Brasil entre os anos de 1922 e 1923, divulgando o movimento modernista. Entre os colaboradores estavam como Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda. Neste link  você pode baixar gratuitamente as nove ediçoẽs.

FANZINES

Para a turma que produz mídia alternativa impressa: foi lançada a convocatória para o 3º Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas (3ADFZPA) da Ugra Press. O prazo encerra dia 16 de novembro. Todas as infos no blog www.ugrapress.wordpress.com.

EGO


Fantástica a ilustração do cartunista André Dahmer, criador da série Malvados.


O QUE ESTÁS LENDO?

Para estimular o hábito da leitura entre os jovens, um projeto da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Fundação SM uniu  o livro à internet. Mais de 800 alunos entre e 12 e 15 anos, de 16 países, participaram da iniciativa ¿Qué estás leyendo? (O que estás lendo?) e usaram diferentes ferramentas - imagens, texto e vídeos - para dar dicas de obras que estão lendo ou que recomendam que sejam lidas. Conheça o projeto: www.questasleyendo.org/.

TROCADILHOS




Qual desses você já leu?

CONCURSOS LITERÁRIOS


Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura
Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Contos e Poesias) e projetos de livros
b) Categoria - Jovem Escritor Mineiro: voltada a residentes há pelo menos 5 anos no estado, entre 18 e 25 anos; Inscrição de projetos de obras
c) Categorias - Poesias e Ficção (Contos): inscrição de livros inéditos
Premiação
I) Jovem Escritor Mineiro - R$42.000,00 (em 6 parcelas, para pesquisa e produção do livro)
II) Contos - R$25.000,00 / Poesias - R$25.000,00
Inscrições até 30 de setembro.
Edital completo.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Governo de Roraima publica edital para selecionar dois novos pontos de cultura

O governo do Estado de Roraima publicou, no Diário Oficial do Estado do dia 30 cultura_vivade agosto (página 07), Edital de seleção para a implementação da rede de Pontos de Cultura de Roraima. O concurso selecionará, por meio de parceria com o Ministério da Cultura, dois Pontos de Cultura que terão investimentos de R$ 180 mil por três anos.  Os dois Pontos selecionados complementarão a Rede do Estado que será formada por 10 Pontos, sendo que oito deles já estão conveniados com o MinC, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.


O Ponto de Cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.

Os interessados em participar do Edital de Seleção poderão se inscrever até o dia 31 de outubro. Podem participar da seleção pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres e ainda organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), sediadas e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos três anos no Estado de Roraima.

Para serem habilitados, os projetos inscritos passarão por avaliação de uma comissão técnica dos documentos que será feita pela Secretaria da Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima. Os proponentes dos projetos inabilitados poderão entrar com recurso, três dias após publicada a lista dos habilitados e inabilitados no Diário Oficial do Estado.

Os projetos habilitados serão avaliados depois por uma Comissão composta por representantes da Secretaria de Cultura do Estado, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e da sociedade civil.

Inscrições

Para efetuar a inscrição, o proponente deverá enviar os documentos mencionados no item 4.2  do Edital devidamente preenchidos e assinados, através dos Correios, por Sedex ou carta registrada, ou entregar no Protocolo na Unidade de Cultura da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima, em envelope lacrado para o seguinte endereço:

Programa Mais Cultura – Pontos de Cultura
Edital de Seleção para Implementação da Rede Pontos de Cultura do Estado de Roraima
Unidade de Cultura/SECD
Praça do Centro Cívico, s/nº, Palácio da Cultura Nenê Macaggi Subsolo- Espaço Pontos de Cultura
CEP: 69301-380 – Boa Vista – Roraima

Confira aqui a publicação do Edital.

(Extraído do blog do programa Cultura Viva. Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)

sábado, 8 de setembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição #13, de 8 de setembro de 2012

PRÓLOGO

O feriadão chegou, trouxe o calor do mundo todo e você ficou na cidade apenas para comprar a Folha ou entrar no blog  e ler a nossa coluna? Muito obrigado! Foi pensando nisso que trouxe esse monte de dicas. Espero que gostes. Afinal, assim como você, eu também fiquei em Boa Vista e vou aproveitar para ler alguma coisa. Beijos do índio.

Edgar Borges
www.culturaderoraima.blogspot.com.br
culturaderoraima@gmail.com

CURTI!



"O último livro que li, ou melhor, reli, foi o Livro sobre nada, de Manoel de Barros. Diante da força com que somos levados enquanto seres do consumo, ledamente iludidos pela possibilidade de felicidade eterna pela compra, ver lagartixas, sapos, musgos, latrinas milagrando flores, formigas serem mais importantes do que usinas nucleares, faz um bem danado. Nosso olhar diante da poética de Barros é questionado: não adianta se aproximar de sua poética armado com nossas ideologias baratas: ali o Nada tem seu valor, como o nada que também somos quando olhados pelo olhar vesgo do poeta: olhar que colhe restos, como um homem jogado fora".

Devair A. Fiorotti é professor universitário.


DICA

O livro 'Manuscrito encontrado em Accra', de Paulo Coelho, traz o seguinte enredo: 14 de julho de 1099. Enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como Copta convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade. A multidão formada por cristãos, judeus e muçulmanos chega à praça achando que irá ouvir uma preleção sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que o Copta tem a lhe dizer. Tudo indica que a derrota é iminente, mas o grego só quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente em sua vida cotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar. O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte.


PUBLICAÇÃO DE TESES

Essa a gente já deu, mas dar duas vezes não custa nada: a Editora da Universidade Federal de Roraima abriu edital para selecionar três teses de doutorado de professores efetivos em exercício na UFRR. As inscrições começam nesta segunda (10) e vão até 19 de outubro. O edital completo, com as normas e regulamento, está neste link.

CORDELISTA


O cordelista e professor universitário Rodrigo de Oliveira participou das comemorações do Dia do Biólogo na Universidade Estadual de Roraima. Os 13 cordeis que já escreveu podem ser lidos on line no site Recanto das Letras. Clique aqui. Vai lá que só tem coisa boa.












LITERATURA DE CORDEL

A escritora Zanny Adairalba realiza nesta quarta (12), às 16h30, uma palestra sobre literatura de cordel para alunos das sétimas e oitavas séries da escola estadual General Penha Brasil. A atividade é uma ação preparatória para o encerramento  do projeto "Leitura Crítica: a literatura ao alcance de todos", marcado para o mês de outubro. Zanny falará sobre o cordel em Roraima e sobre o seu método criativo.


SEMANA DE LETRAS

Interessados em apresentar trabalhos (banners e comunicação oral) na X Semana de Letras da UFRR  têm de 10 de setembro a 10 de outubro para inscrever-se. Para os ouvintes, as inscrições vão de 23/10 a 27/11. Solicite seu formulário pelo e-mail semanadeletrasufrr@gmail.com. O tema da semana é “90 anos da Semana de Arte Moderna: nada seria como antes”. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de novembro de 2012, no campus Paricarana.

BLIMUNDA



Blimunda é a revista trimestral da Fundação José Saramago. A última edição traz um dossiê dedicado a Jorge Amado. O download é grátis e o material é bom tanto em português como em espanhol, línguas em que está disponível. Acessa a revista. Em tempo: Blimunda é a personagem de “O Conto da Ilha Desconhecida”.


SELEÇÃO DE LETRAS

O Senai Roraima está recebendo currículos de docentes com formação em Letras e habilitação em inglês. Os interessados devem entregá-los até sexta (14) na recepção do Senai,  Av. dos Imigrantes, 399, Asa Branca, das 7h30 às 19h.

LABIRINTOS



Os artistas brasileiros Marcos Saboya e Gualter Pupo criaram uma biblioteca em forma de labirinto, inspirada no escritor argentino Jorge Luís Borges. Eles empilharam 250 mil livros na obra, que está exposta no centro Southbank, em Londres. Veja o vídeo que mostra a montagem da obra:



aMAZEme: A Labyrinth Made from 250,000 Books from Christopher Jobson on Vimeo.

FESTANÇA



Nesta segunda, 10 de setembro, o ator, autor teatral e cronista Marcelo Perez fecha mais um ciclo. A foto é de Wingo Chan, batida durante os ensaios de uma das peças da Cia. do Lavrado.














MAIS UM CURTA

Outra coisa boa para se ver é o curta Saraus, que mostra as movimentações poéticas na periferia de São Paulo. Chega aí:






CENAS LEITORAS

   
Estudante folheia o livro Orquídeas de Roraima, de Joaci Luz e Jane Franco, durante as comemorações do Dia do Biólogo na UERR. Se você tem alguma cena leitora, mande pra gente no culturaderoraima@gmail.com

MANHÃ COM POESIA
A Biblioteca Jurídica da Justiça Federal passou por adequações na estrutura física e desde o dia 13 de agosto está aberta, das 11h às 18h, para pesquisas e estudos no local, recebendo o público em geral e fazendo empréstimo do acervo aos magistrados e servidores. Para comemorar essa reabertura realizará o evento “Manhã com Poesia”, no dia 14 de setembro, às 9h30min. O evento contará com a presença da poeta Zanny Adairalba.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aldeia Cruviana movimenta três cidades de Roraima a partir desta quinta

De 5 de setembro a 3 de outubro, Boa Vista, Amajari e Iracema terão diversas opções de atividades envolvendo música, dança, teatro, cinema e artes plásticas, com a participação de artistas e grupos locais e nacionais. É a Aldeia Cruviana – Cultura de Todos os Povos, evento anual promovido pelo Sesc em Roraima.

Nesta quinta e sexta (5 e 6 de setembro) Boa Vista recebe espetáculos do Palco Giratório, um dos maiores projetos de circulação de artes cênicas do país, que este ano completa 15 anos.

A Trupe Ensaia Aqui e Acolá, de Pernambuco, apresenta no dia 05 de setembro, às 20h, no Teatro Jaber Xaud, o espetáculo “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, que narra uma trágica história de amor de mais de quinhentas páginas, escrita entre 1099 e 1912.  A Emparedada da Rua Nova é um romance que relata a história de Clotilde, emparedada viva pelo pai, o comerciante Jaime Favais, como castigo por engravidar do galante Leandro Dantas. A história ganhou contornos de melodrama circense  e marca uma das lendas que fazem parte do imaginário recifense. Há quem acredite que a obra de Carneiro Vilela é inspirada em um caso nebuloso que de fato teria ocorrido na época. O ingresso custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (comerciários, dependentes e estudantes com carteirinha atualizada).



Já no dia 06 de setembro, o grupo catarinense Cia Mutua apresenta o espetáculo “Lambe-Lambe”, que consta de uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante, onde são encenados espetáculos de teatro de bonecos, de curta duração, geralmente assistidos por uma ou duas pessoas em cada sessão. O nome “lambe-lambe” faz alusão às antigas máquinas fotográficas que povoaram as praças brasileiras no início do século XX. Esta técnica surgiu no Brasil na década de 80 com as brasileiras Ismine Lima e Denise di Santos, sendo considerada por Álvaro Apocalypse “a mais nova grande invenção do teatro de animação do mundo”. O espetáculo será apresentado na Praça Germano Augusto Sampaio, às 20h.
 
Abertura da Aldeia Cruviana

No dia 08 de setembro, acontece a abertura oficial da Aldeia Cruviana – Cultura de todos os Povos, que tradicionalmente é realizada na Serra do Tepequém, no município de Amajari. Durante o dia será desenvolvida gincana ambiental com crianças e jovens da Vila do Paiva. A noite, às 20h, o grupo Locômbia Teatro de Andanças apresenta o espetáculo “Mar Acá”, seguido de forró com a banda Mistério.

Mostra SESC Amazônia das Artes

De 10 a 20 de setembro, acontece mais uma edição da Mostra Sesc Amazônia das Artes. Espetáculo de 11 estados que compõem a Amazônia Legal estarão sendo apresentados em Boa Vista.

O Projeto Sesc Amazônia das Artes surgiu da necessidade do reconhecimento e circulação da produção artística da região amazônica. Das linguagens artísticas contempladas estão a música, teatro, dança e artes plásticas.

Este ano o espetáculo musical “Corda com Corda” dos músicos Pedro Linke, Renato José, Elson Arcos, Ruy Lavôr e produção de Bebeco Pujucan, representa Roraima na circulação pela região.

No dia 10 de setembro, às 20h, no Teatro Jaber Xaud acontece a abertura oficial da Mostra em Boa Vista. Nesta noite, se apresenta a cantora Luê Soares, com o show musical “Tu já Rainha”, representando o Estado do Pará. A entrada custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Comerciários e dependentes com a carteirinha do Sesc pagam meia entrada.

Sonora Brasil – Sotaques do Fole

No dia 21 de setembro, às 20h, no Teatro Jaber Xaud será realizada mais uma etapa do projeto Sonora Brasil. Este projeto trouxe, no ano de 2011, como temática “Sagrados Mistérios” e em 2012 a proposta é “Sotaques do Fole”. O Sonora Brasil parte de um princípio de pesquisa e valorização da cultura popular, a partir da musicalidade e das tradições sonoras das regiões brasileiras. Aliado a pesquisa musical, o projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, sendo as apresentações sempre com caráter acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Roraima recebeu a primeira etapa do projeto em julho, com Gilberto Monteiro e Grupo, representando a força cultural do Rio Grande do Sul.Nesta segunda etapa, Truvinca e Grupo apresentam a alegria da cultura nordestina. A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais identificados com a cultura do Nordeste, onde também é conhecida, entre outros nomes, como pé-de-bode.
Truvinca e grupo
Nos estados da região Nordeste, além de grandes instrumentistas como Arlindo dos Oito Baixos, Zezinho Calixto, Camarão e outros, são encontradas várias “orquestras sanfônicas” reunindo grande número de sanfoneiros para apresentações em eventos dos mais variados. Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestina, mas é ainda pouco conhecido. Com sua técnica apurada e domínio pleno do repertório, empenha-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. A entrada é franca. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Jaber Xaud, no horário das 19h às 20h.

Mais cultura

No dia 24 de setembro inicia a mostra de cinema “Tati Por Inteiro”, às 19h30, no CineSESC Abrahim Jorge Fraxe. Serão cinco dias de comédia do roteirista francês Jacques Tati. Tati era um hábil mímico e durante dois anos tentou, sem sucesso, fazer carreira no music-hall. Em 1932 começou sua carreira como ator e roteirista, realizando uma série de curta-metragens e de 1945 a 1946 fez dois filmes do consagrado diretor Claude Autant-Lara. Sua carreira de cineasta começou em 1947 com "Jour de Fête" que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950, tal filme estará na mostra desenvolvida pelo Sesc.

No dia 25 de setembro, acontece a apresentação do musical Infantil do grupo de Arte e Cultura Fundação Bradesco, voltado para os alunos do Centro de Educação Sesc. Já no dia 26, o Grupo Locômbia Teatro de Andanças, apresenta o espetáculo de rua “Augusto”, na unidade Sesc Ler, em Iracema, às 20h.

Já nos dias 27 e 28, a banda brasilense Haono Beko, desenvolverá oficinas de construção de instrumentos musicais a partir de elementos recicláveis.  Há-Ono-Beko, que em dialeto da tribo africana Kelus significa “siga o sol e vá em frente”, é um grupo artístico especializado em tirar acordes diferentes de instrumentos construídos a partir de sucata. O trabalho do grupo é vasto e carrega uma profunda pesquisa sobre a pulsação e pluralidade musical dos ritmos brasileiro ou agregados à cultura.

No dia 29 acontece o tradicional “Overdoze”, doze horas ininterruptas de atividades culturais. A programação começa às 15h e se estende até as 3h do dia 30, com pocket shows, mostra de danças, espetáculo circense e show com a banda Haono Beko.
A programação de 24 a 29 de setembro é gratuita.

Confira a programação Aldeia Cruviana 2012

05 de setembro
Apresentação teatral “Amor de Clotilde Por Um Certo Leandro Dantas” – Cia Ensaia Aqui e Acolá (PE) – Palco Giratório
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

05 de setembro
Oficina de Bonecos – Cia. Mútua (SC) – Palco Giratório
Local: Sala Multiuso – Centro de Atividades
Horário: A definir

06 de setembro
Apresentação teatral “Lambe-Lambe” – Cia Mútua (SC)  - Palco Giratório
Local: Praça Germano Augusto Sampaio
Horário: 20h

08 de setembro
Abertura da Aldeia Cruviana no SESC – Apresentação Teatral e Show Musical
Local: Vila do Paiva (Tepequém)
Horário: 20h

10 de setembro
Abertura do Projeto SESC Amazônia das Artes – Apresentação musical “Luê Soares – Tu Já Rainha” (PA).
Local: Teatro Jaber Xaud – Espaço Cultural Amazonas Brasil
Horário: 20h

11 de setembro
Apresentação Teatral “Auto da Folia dos Reis” (PI)
Local: Fundação Bradesco
Horário: 17h

11 de setembro
Apresentação de dança “Escapada” – Cia. Mario Nascimento (MG) - Palco Giratório
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

12 de setembro
Apresentação de dança “Plagium” (MS)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

12 de setembro
Oficina de teatro - Palco Giratório
Local: Sala Multiuso – Centro de Atividades
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

13 de setembro
Apresentação musical “São Batuques” (AP)
Local: Espaço Cultural Malocômbia (Santa Cecília)
Horário: 20h

13 de setembro
Apresentação do espetáculo de dança “Faladores” - Cia. Mario Nascimento (MG) - Palco Giratório
Local: Praça Velia Coutinho
Horário: 20h30

14 de setembro
Apresentação teatral “O Menino e o Céu” (MT)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

15 de setembro
Apresentação de dança “Expiação” (MA) 
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

16 de setembro
Apresentação musical “Centro Metropolitano” (TO)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

17 de setembro
Apresentação de dança “Pionices” (AM)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

18 de setembro
Apresentação teatral “O Menor Espetáculo da Terra” (PA)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

19 de setembro
Apresentação musical “Corda com Corda” de (RR)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

19 de setembro
Abertura da Exposição de Artes “Caóticos” de Babú do (AC)
Local: Galeria Franco Melchiorri
Horário: 21h

20 de setembro
Apresentação teatral “A Serpente” (MS)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

20 de setembro
4ª Etapa do Projeto Sonora Brasil – Sotaques do Fole - Truvinca e Grupo (PE)
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

22 de setembro
Oficina Teatral do Espetáculo “Cabeção de Nego” – Cia Laso de Dança (RJ) - Palco Giratório;
Local: Sala Multiuso – Centro de Atividades
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

22 de setembro
Espetáculo de teatro “Menininha” – Grupo JLM (RJ) - Palco Giratório
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

23 de setembro
Espetáculo de teatro “Cabeção de Nego” – Cia Laso de Dança (RJ) - Palco Giratório
Local: Teatro Jaber Xaud
Horário: 20h

03 de outubro
Espetáculo de teatro “Este lado para cima” – Brava Cia de Teatro (SP) – Palco Giratório
Local: Centro Comercial Caxambú (Centro)
Horário: 17h

Agenda cultural do feriadão em Boa Vista, Tepequém, Pacaraima e Santa Elena (Venezuela)

Feriadão chegando e muita gente partindo para outras áreas bem longe da quente Boa Vista.

Para quem fica e para quem vai, umas dicas do que pode ser encontrado grátis e pago nas noites da capital, de Pacaraima e de Santa Elena nesta festa da indepedência:


QUINTA, 6 de setembro:

BOA VISTA


Aldeia Cruviana, realização do Sesc, promove a apresentação teatral “Lambe-Lambe” – da Cia.  Mútua (SC), como parte do projeto Palco Giratório. Local: Praça Germano Augusto Sampaio, zona norte, às 20h. Grátis.

Banda Blue Cats - no Chacrinha Chopp’s, a partir das 22h. Entrada franca.

Bandas Garden e Konvictus, no porto do Babazinho, final da avenida Major Williams, Babazinho. A partir das 23h.

Rogério Siqueira e banda, no Bar Roraima Moto Clube, praça do Centro Cívico, com entrada franca. A partir das 23.

Banda Jamrock, na Casa do Neuber, avenida Ville Roy, São Vicente. A partir das 22h





SEXTA, 7 de setembro

BOA VISTA


Não é folia mas é cidadania. É o Grito dos Excluídos 2012. Concentração às 15h30, saída às 16h, em frente a igreja São João Batista, no bairro Caranã, na Rua Joca Farias. Os manifestantes farão o seguinte trajeto: Rua Joca Farias, Avenida Rui Baraúna, Avenida Carlos Pereira de Melo, Avenida Dom Apparecido e chegada a Praça do Cidade Satélite. Aberto a todos os movimentos e entidades sociais, sindicatos e sociedade civil.

Bandas Nicotines (AM), JamRock e Boulevard no Bar Roraima Moto Clube,  praça do Centro Cívico, a partir das 23h, com entrada franca.

SERRA DO TEPEQUÉM
No município de Amajarí, a folia é no topo da serra, especificamente no Platô 2112, o barzinho nas estrelas. Bossas, Blues, Chicos e muitas outras coisas com Vitor Piani e Raoni Figueiredo. 7 e 8 de setembro, sempre a partir das 21h.


SÁBADO, 8 de setembro

BOA VISTA


I Rap Hour, uma promoção d'Abanka Toda, na pista de skate do complexo Ayrton Senna, com os grupos Gang do Rap, MC HD, MC Dedel,  The King, MC Rafa e outros. 17h, entrada free.
PACARAIMA


Banda Iekuana. Foto: Oiran Braga
Quem subir a serra de Pacaraima terá como opção o II Festival Reggae Rock de Pacaraima. As atrações serão as bandas Macunaymando, Iekuana, Guybraz, Comunidade Rastaguyana e Rock Venezuela. Grátis, no centro cultural da cidade, que fica na Rua Suapi. A partir das 22h.



VENEZUELA




Santa Elena do Uairen, primeira cidade venezuelana do lado de lá na fronteira com o Brasil e Venezuela, recebe II Edição do Gran Sabana Rock.
As atrações serão as bandas venezuelas Ac3rtijo e Ganyaclan e as brasileiras Johnny Manero, de Roraima, e Nicotines, do Amazonas. Haverá ainda apresentações de grupos de Hip Hop, com Rap e Break Dance, além da discotecagem do DJ venezuelano Rebel Selektor, nos intervalos entre os shows das bandas. O Gran Sabana começa às 17h, no Parque Ferial de Santa Elena, com entrada franca. Mais informações: (95) 8115-4400 e na página do evento no Facebook: ‘II Gran Sabana Rock: Integracion Brasil/Venezuela’.


SERRA DO TEPEQUÉM

Abertura oficial da Aldeia Cruviana – Cultura de todos os Povos, promoção do Sesc Roraima. Durante o dia será desenvolvida gincana ambiental com crianças e jovens da Vila do Paiva. A noite, às 20h, o grupo Locômbia Teatro de Andanças apresenta o espetáculo “Mar Acá”, seguido de forró com a banda Mistério.


Gente, é isso. Com certeza tem mais coisas para se curtir, mas a vida chama para outras coisas que não ficar pesquisando festa.
O blog avisa: se beber, não dirija. Se beber e dirigir, faz favor de ser bem devagarzinho.

sábado, 1 de setembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição 12, de 1 de setembro de 2012

PRÓLOGO

Oioioi...lembrou da novela, né? O povo costuma falar mal de quem para sua vida na frente da TV mas esquece que toda aquela fantasia é fruto de um dramaturgo, que nada mais é do que um escritor. E para ser escritor, ele, com certeza, leu muito na vida. E aí?, perguntará você. E aí, te digo, vai ler também. Quem sabe você não é o próximo autor de novelas de TV ou de rádio a fazer o mundo parar quando a tua obra começa a ser transmitida?
Beijos de sorte para ti.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar

P.S.: continuamos esperando que enviem fotos suas ou de seus amigos mexendo com livros, seja em casa, na livraria ou na bibioteca. Manda, vai.

VISUAL


"Censura", criação da poeta Silvia Mota, que tem outras obras em www.silviamota.recantodasletras.com.br


CURTI


"Mia Couto é um autor moçambicano que escreve à partir da dura realidade daquele país. Em 'Antes de nascer o mundo', ele trata da história de um homem desiludido da vida, que foge de seu mundo e, isolado, no meio da savana africana quer, inutilmente, fugir também de suas culpas e negar seus medos. À medida que o tempo passa, os personagens se transformam por conta do enfrentamento das imposições inexoráveis da vida e das decisões que tomaram. Mas tudo é colocado com muita sensibilidade e beleza. Uma das frases que indica a profundidade do livro é: Quem sai do seu lugar, nunca a si mesmo regressa."

Márcio Rosa é promotor de Justiça e pastor.


 
PARA LER

Em 'O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia', Luiz Felipe Pondé busca desbravar a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como Nietzsche, Darwin, o escritor Nelson Rodrigues, entre outros. Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia. À venda na livraria Saber por R$ 42,00.

PROMOÇÃO PARA FOTÓGRAFOS
A Livraria Saber encerra hoje as promoções do mês da fotografia dando 10% de desconto em qualquer livro da área, independente da forma de pagamento. Se você curte, corre lá e garante o teu volume.

CONCURSOS LITERÁRIOS
Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso

Informações:
a) Concurso de contos
b) Inscrição por e-mail até 10 de setembro.
c) Premiação: publicação em antologia
d) Edital completo no blog Concursos Literários.


OLÍMPIADAS
Escolas interessadas em participar da Olimpíada da Língua Portuguesa têm até segunda-feira (3) para enviar os textos produzidos. Dúvidas podem podem ser esclarecidas no site www.escrevendoofuturo.org.br. São quatro modalidades: poesia (5º e 6º ano do ensino fundamental), memórias (7º e 8º ano), crônicas (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e artigo de opinião (alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio). Basta escrever sobre o tema “O lugar onde vivo”.

CAMPANHA
Acadêmicos da Faculdade Estácio Atual arrecadaram 4.295 livros infantis e infanto-juvenis como parte da programação da Gincana de Boas Vindas, encerrada no dia 27. Os livros serão doados à escola municipal Francisco Cássio, situada no bairro União, onde fica localizado o campus da instituição. Para cada exemplar arrecadado, a Estácio doará mais um, dobrando a quantidade. A iniciativatem o objetivo de estimular a capacidade leitora do aluno desde a infância em todo o Brasil.

LITERATURA DE CORDEL
A Universidade Estadual de Roraima comemora nesta segunda (3) o Dia do Biólogo. O mestre em Biologia e cordelista Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira participa do encerramento das atividades lendo o seu livro de cordel “A raiz, o caule e a folha- um cordel de Botânica”. Será no auditório do campus Boa Vista, às 18h.

ANIVERSARIANTE
O professor do curso de Letras da UFRR, poeta e promotor de saraus Roberto Mibielli é o aniversariante literário da próxima semana. A festa será nesta segunda (3).

SONETO DA PRIMEIRA VEZ

Atrás da retina existe a menina
que não quer encontrar o mundo
assustador vasto e profundo
espaço de desencontros e sina

Segue tímida e armada
para enfrentar o dia a dia
sempre temendo a euforia
dentro do corpo abismada

Mas o amor este belo fato
torna qualquer um insensato
e a menina arrisca olhar cá fora

tudo nela treme e apavora
e ela sai de dentro do vestido
mais um botão aberto e um gemido...

Roberto Mibielli

BOLSAS PARA PESQUISA
A Fundação Biblioteca Nacional lançou editais para conceder 40 bolsas para pesquisas nos acervos da Biblioteca Nacional e para a coedição de livros por meio de parcerias. Acesse no site www.bn.br.


MAIS CULTURA
O governo federal prevê lançar este mês o edital do programa 'Mais Cultura nas Escolas', que vai selecionar cinco mil propostas de intercâmbio de atividades entre instituições culturais e escolas. O programa é uma parceria dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) para realizar o encontro das escolas da rede pública com iniciativas culturais e visa atender cinco milhões de estudantes. Além de cerca de 15 mil escolas ativas nos Programas “Mais Educação” e “Ensino Médio Inovador” em todo o Brasil, poderão participar da seleção pessoas física ou jurídica, grupos de ação e pesquisa artística e cultural formais ou informais, museus, bibliotecas, cinemas, pontos de cultura e espaços culturais diversos. O programa receberá R$ 100 milhões e serão destinados a cada projeto entre R$ 20 mil e R$ 22 mil.

CAIXA



Alunos da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, bairro 13 de Setembro, receberam nesta semana uma “Caixa Literária” com 150 exemplares de livros literários. O material ficará a disposição dos estudantes por 30 dias e eles poderão fazer empréstimo de um livro por oito dias. A ação faz parte do Programa Caminhada Literária, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD). Atualmente existem três Caixas Literárias, com livros destinados aos alunos de Ensino Fundamental e Médio. As obras são do acervo novo do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).