terça-feira, 12 de novembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 72, de 11.11.13

PRÓLOGO

Gente linda que curte literatura, chegamos vivos a mais uma semana. Como sempre, a coluna está aí, trazendo informações e esperando as suas contribuições para o que der e vier. Beijos. 

Edgar Borges 
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com 
Siga no twitter: @borgesedgar 


VISUAL 

Obra do poeta Rodrigo Mebs, autor do livro Por Amor ou Por Vício.

 LONDRIX 2013 

Este colunista que toda semana fala dos outros vem feliz lhes contar que o seu vídeo-poema "Poéticas Urbanas #1" ficou em segundo lugar na Mostra Londrix 2013 Vídeo-Poema do Festival Literário de Londrina (PR). O trabalho concorreu com outros produzidos no Brasil e no Exterior. Veja aí:


  

SONHOS MORTOS

Quantos olhos nessa rua sem retinas
São vestidos com a nudez de quem não vê
Quantas bocas esfomeadas se alimentam
Da esperança, que tem fé, sem nada crer
Quantos rumos desnorteados nas esquinas
Dos protegidos da cultura que não lê
Quantos gestos de promessas que aumentam
O desconforto confortável do não ter

Quantos votos miseráveis dão poder...
Quanta gente renunciada dos eleitos...
Quanto pão, que foi roubado, descaminha
No caminho embrutecido da pobreza.
Quantas tumbas para os mortos do viver
Crucificados nas torturas dos direitos
E os esquecidos nas calçadas à noitinha
Colhem sorrisos encharcados de tristeza.

Poema de Edson Eroquês Velho, poeta gaúcho radicado em Roraima. 

EXPRESSÃO MUSICAL 

A professora universitária Rosangela Duarte lançou sábado passado, na 59a Feira do Livro de Porto Alegre, o livro Expressão Musical na Educação Infantil, escrito juntamente com as pesquisadoras Patricia Kebach, Paula Pecker e Denise Sant'anna. O livro aborda a conduta musical da criança pequena, à luz da teoria de Piaget, e traz diversas práticas de musicalização que podem ser implantadas na Educação Infantil. A obra foi pensada para subsidiar a práxis dos professores da Educação Infantil. 

OPORTUNIDADE 


Quer botar pra frente algum projeto na área literária? Experimenta correr e inscrever um projeto no edital do Rumos Itaú Cultural. As inscrições terminam quinta-feira (14). Vai aqui e fica sabendo mais: http://rumositaucultural.org.br/. 

MEDIADORES 

O Programa Caminhada Literária da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), promoveu semana passada seu VI Encontro de Mediadores de Leitura. O encontro serviu para discutir a realização do II Festival de Contação de Histórias, previsto para ser realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. 

ENQUETE 

A polêmica das biografias não autorizadas é o tema da nova enquete do Portal da Câmara dos Deputados. O assunto ganhou repercussão nacional desde que o cantor Roberto Carlos conseguiu na Justiça que a biografia "Roberto Carlos em Detalhes", do escritor Paulo César de Araújo, fosse recolhida das livrarias. Na Câmara, um projeto de lei sobre o assunto deve ser votado em Plenário nas próximas semanas. Clique e dê a sua opinião

PARABÉNS 

A escritora Marcela Marques Monteiro, autora de “Inia – Uma aventura amazônica” começa mais um ciclo de vida nesta terça (12). Parabéns e que venham outros livros.



BOOKCROSSING 

 

Até o dia 16 de novembro rola o 7o BookCrossing Blogueiro. Funciona assim: blogueiros de todo o país foram convidados a espalhar livros pelas praças e ruas. Se você decidir aderir, registre e mande a mensagem com foto para o blog http://luzdeluma.blogspot.com.br/, de Luma Rosa, responsável pela iniciativa.

2 comentários:

  1. Oi, Edgar!
    Já te dei os parabéns e darei sempre! Você é muito talentoso!
    Muitos eventos bacanas e, essa enquete!! Cada um vai defender o seu peixe, mas o que devemos ensinar as pessoas é serem cidadão éticos! Escritor que para vender escreve mentiras, não merece crédito, não é? Mas se for pela vaidade do biografado, vamos mandá-lo às favas. Um livro além de entreter precisa de informações corretas e para isso acontecer existe o caminho da construção da ética que não se adquire - ética é questão de berço! As leis não podem favorecer apenas um setor, ela tem que abranger todos os envolvidos. Pra mim está bom como está. Querem mexer no queijo, por quê? Lógico que sei o motivo... mudar a lei para favorecer editores também não dá, não é mesmo?
    Ah, quanto ao bookcrossing blogueiro... não é necessário tirar foto, mas se tirar tudo bem. Apenas contar o livro que libertou da clausura da estante e como foi a aventura! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir