segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 74, de 25.11.13

PRÓLOGO
Esta semana rola lá em Brasília a III Conferência Nacional de Cultura. Gentes de todo o país vão participar como delegados e observadores das discussões. Representantes de vários segmentos artísticos e do poder público estarão lá representando Roraima. Boa sorte a todos.

Edgar Borges Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

CONPOESI
Quinze poetas foram classificados para a fase final da XV edição do Conpoesi (Concurso de poesia do Sesi Roraima), sendo sete industriários e oito da comunidade. Os textos serão encenados nesta terça (26), a partir das 20h, no auditório do Sesi, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Em seguida serão anunciados os três primeiros colocados das categorias nas modalidades escrita e interpretação. Entre os concorrentes estão este colunista seu de toda semana e os poetas Zanny Adairalba e Rodrigo Mebs.

LICENCIATURAS
Estão abertas até 15 de janeiro de 2014 as pré-inscrições nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Há vagas para os cursos de primeira e segunda licenciatura em “Letras - Língua portuguesa e Literatura” e “Letras – Espanhol e Literatura Hispânica”. Acesse www.freire.mec.gov.br e saiba mais.


PUBLIQUE

Atenção, pesquisadores: está aberto até 10 de janeiro o prazo de inscrições para a seleção de artigos científicos que serão publicados em obras pela Editora da Universidade Federal de Roraima. As temáticas devem ser voltadas para questões que envolvam multiculturalismo, identidade e transdisciplinaridade, educação e interdisciplinaridade, políticas públicas, desenvolvimento e tecnologias apropriadas, meio ambiente e saúde, direito e cidadania, ciência e tecnologia na Amazônia e pesquisa e inovação tecnológicas na região. O edital completo está aqui.


OLHARES

Na sexta (29) será lançada a revista Olhares Amazônicos. A primeira edição traz artigos dos professores e pesquisadores de universidades da pan-amazônia, como os professores Linoberg Almeida e Nélvio Dutra (da UFRR); Jack Menke (Suriname), Carlos Zárate (Colômbia) e Lodewijk Hulsman (Holanda). O lançamento será às 17h30, na nova sede do Núcleo de Pesquisas Políticas e Eleitorais da Amazônia, Campus do Paricarana. A Olhares Amazônicos será publicada semestralmente pela Editora da UFRR.

FANZINADA

A professora Roberta Fernandes Vieira organiza hoje, a partir das 9h30, na escola estadual Gonçalves Dias, uma exposição de fanzines.  A atividade integra as ações do PIBID Letras da UERR.


SARAU DO YAMIX

Pacaraima ficou poética durante a realização do VI Yamix, festival organizado pela UERR. Uma das atividades foi um sarau, que contou com a participação de poetas do grupo Máfia do Verso, alunos da UERR e moradores da Venezuela. Curte as fotos que JJ Vilela fez do evento:










Nenhum comentário:

Postar um comentário