sábado, 28 de dezembro de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 78, de 28.12.13

PRÓLOGO
Então chegamos vivos e felizes (ou não, tanto faz) à última semana de 2014. Tomara que tudo tenha dado certo e que nas resoluções para 2014 a leitura faça parte da lista. Ah, e fazer o bem aos outros também. Já pensou que legal: um mundo com mais gente lendo e sendo bacana com os desfavorecidos?

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


VINICIUS


Acessa http://bit.ly/1eqXOvx e conhece um material muito lindo que o jornal Estado de S.Paulo produziu sobre o poeta Vinicius de Moraes, com textos de seus parceiros, seus filhos e sua última mulher. Vale muito saber como o poetinha era visto pelos mais próximos.

MAIS VINICIUS

Na semana passada a TV Brasil veiculou o programa Caminhos da Reportagem trazendo um especial sobre Vinicius de Moraes. Vale a pena também dar uma olhada no link http://bit.ly/1cWkuwQ para conhecer mais sobre um dos mais maiores poetas do Brasil.


ANO DA CULTURA

Os governos do Brasil e do Catar lançaram semana passada o Ano da Cultura Brasil-Catar 2014. O objetivo é divulgar de forma mútua a cultura dos dois países por meio de atividades como exposições, feiras, shows e exibições de filmes.


LANÇAMENTO



O livro de poemas “Nas Entrelinhas da Alma”, da escritora Marilene Sampaio, será lançado nesta segunda-feira (30) às 19h30 na sede da Igreja Batista Regular de Roraima, rua José Magalhães 222, Centro. A obra tem 120 poemas e custa R$30,00.














POESIA
De Karoll Gomes, um poema sem título:


Uma paixão diferente
Era dor, ardente

Ódio puro
Corroendo meus dentes
Eu sentia vontade
De morder teu peito
E arrancar teu coração

O teu sangue na minha boca
Como depois de comer uma virgem...
E dançar
Gozando com teu sofrimento

Mas eu te amava enlouquecidamente
Teus olhos grandes, ah...
Reconstruí teu corpo
Tu acordaste me amando

Aconteceu, a noite toda
Descontroladamente
Frenéticamente
Sexo, gravidade, força...


GAUDÉRIO


O poeta Édison Eroquês Velho teve projeto aprovado na lei estadual de incentivo à cultura e iniciou a busca de empresas interessadas em patrocinar a iniciativa "A Voz do Pampa no Pago Gaudério".  A intenção é mostrar a cultura do Rio Grande do Sul utilizando fotos e mais de uma centena de poesias. Caso interesse apoiá-lo, procure-o no Facebook ou escreva para eroques.gauderio@hotmail.com. Aproveite e leia um texto dele:


Era um poeta que sonhava
Onde a saudade se acampa
Se tornou "A voz do pampa"
Com seu verso nativista
E o verso se enraizava
No mais xucrismo mistério
Por um Rio Grande gaudério
Que tropeia em Boa Vista







COMPORTAMENTOS

Tirinha do site Nuux. Para ver outras, acesse www.nuux.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário