sábado, 1 de fevereiro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 83, de 01.02.14

PRÓLOGO

O sábado com certeza amanheceu quente que só, como de costume. Minha recomendação: fica em casa ou vai para a praia. Nos dois casos, aproveita para ler um livro. Esquece esse negócio de rede social por duas horas. Após a leitura, acessa teu(s) perfil (is) e posta trechos do que você leu. Vai ser um upgrade legal no teu eu virtual.


Beijos e de nada pela dica,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar



SELETIVO INDÍGENA



A Secretaria Estadual de Educação e Desportos vai contratar 1.077 professores indígenas para as modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também Línguas Maternas (Ingarikó, Macuxi, Taurepang, WaiWai, Wapichana, Yanomami, Ye’kuana e Patamona). As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro na Escola de Música de Roraima (EMURR), localizada no Parque Anauá.


OBRAS INDÍGENAS

O Ministério da Educação lançou edital para seleção e aquisição de obras de literatura com temática indígena para estudantes e professores da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e magistério. As obras serão destinadas às escolas públicas federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. Serão aceitas para participar do processo obras de autores indígenas e não indígenas que estimulem a ruptura de estereótipos sobre as histórias, culturas e identidades, em uma abordagem positiva de pluralidade cultural indígena e da afirmação de direitos culturais diferenciados dos povos indígenas. As inscrições podem ser feitas até o dia 19. O edital pode ser lido na página web do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


INTERCÂMBIO



 É escritor e quer fazer uma viagem para outro país? Então aproveita que estão abertas as inscrições na terceira edição do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A ação oferecerá apoio financeiro às editoras e instituições culturais estrangeiras com o objetivo de promover a participação de autores brasileiros em eventos literários no exterior. Corre e baixa o edital no site www.bn.br.



POESIA



Classificados

Procura-se para noivado urgente
Apenas durante o carnaval
Linda mulher pouco exigente
De beleza física e moral


De Roberto Mibielli. Para ver mais, acessa http://rmibielli.blogspot.com.br.


COLEÇÃO APLAUSO




Já pensou se todos os livros e jornais feitos na Imprensa Oficial de Roraima estivessem disponíveis on line? Enquanto isso não acontece, fica sabendo que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo disponibilizou para download gratuito dezenas de livros sobre cineastas, artistas, dramaturgos e roteiros de cinema, TV e teatro. Acesse o site da Coleção Aplauso no link http://aplauso.imprensaoficial.com.br/.


INVENTAR COM DIFERENÇA


Professores das redes públicas do ensino fundamental ou médio de Roraima já podem participar do Projeto "Inventar com a Diferença" - Cinema e Direitos Humanos. O endereço para o cadastramento e inscrição é www.inventarcomadiferenca.org. O projeto vai formar e acompanhar educadores em escolas de todo o país para realização de trabalhos audiovisuais com crianças e adolescentes em torno da temática do cinema e dos direitos humanos.


APLICATIVOS PARA LEITURA

Oito dicas de aplicativos para quem vive ligado no mundo digital e diz que isso é um problema para a leitura de obras literárias. Checa a lista, confere na web e baixa: 1. Instapaper. 2. Syllable .3. Dictionary.com Dictionary & Thesaurus. 4. Readmill. 5. Goodreads. 6. Longform app for iPad. 7. Lumosity. 8. Audible.


VAI VIAJAR

Você é artista ou gestor cultural, está cansado de Roraima, seu calor e falta de políticas públicas eficientes e tals e acha bacana a ideia de passar uns dias fora, trocando figurinhas com gente da área? Então aproveita e se inscreve no Programa Iberoamericano de Mobilidade para Artistas e Gestores Culturais. As regras estão todas aqui: http://www.oei.es.





PAN-AMAZÔNICA

A XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, marcada para ser realizada em Belém de 30 maio e 8 de junho, vai homenagear o Qatar, país do Oriente Médio, e o escritor Milton Hatoum, nascido na cidade de Manaus (AM). A Secretaria de Estado de Educação do Pará, via lei do CredLivro , vai distribuir vale de R$ 200 para que os professores comprem livros, totalizando R$ 4,4 milhões. A foto é de Fernanda Preto.











RECOMENDAÇÃO





Recomendo! Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro que conta a história de pessoas reais que moram em uma favela da Índia, sob o ponto de vista de mulheres e crianças que em meio à miséria ainda conseguem sonhar com uma vida melhor. Uma história de pessoas que vivem em uma favela, rodeada de prédios luxuosos, lutando, principalmente, contra os males da corrupção e a competição desleal trazida pela globalização, que poderia ser descrita em qualquer outra favela do mundo, tamanha realidade.



Gérsika Nascimento é jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário