sábado, 8 de fevereiro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 84, de 08.02.14

PRÓLOGO

 
Gente bonita que acha lindo ler, que tal colaborar com a coluna? Além de enviar dicas bacanas para os e-mails abaixo, que quiser mandar uma foto lendo o seu livro favorito também pode ficar à vontade. Vamos dar as imagens do bom exemplo e estimular o povo a pegar mais em livros e menos nas redes sociais.
Te aguardo. Beijos na bochecha.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar 


 CONCURSOS LITERÁRIOS
V Concurso de Contos do Grupo Livrarias Curitiba
Informações:
a) Concurso de Contos
b) Inscrição por e-mail
c) Premiação: Publicação em revista e vale-compras
d) Prazo: 28 de fevereiro de 2014
e) Contato e dúvidas: contos@livrariascuritiba.com.br
f) Regulamento: http://bit.ly/1fOEAxT


 JUREMA NA SABER 

Na próxima quarta-feira (12) o Coletivo Canoa Cultural fará na livraria Saber o lançamento da revista de quadrinhos “Tirinhas da Turma da Jurema”. A personagem tem histórias publicadas semanalmente na coluna Canoa Pop, da Folha de Boa Vista, e virou revista no final do ano passado. Chegue lá na Saber às 17h30 e pegue um autógrafo de Armando Vitor, criador da Jurema. A revista custa apenas dois reais. 

 









BIOGRAFIAS DE POLÍTICOS
 
Depois de sair uma notícia no jornal O Globo dizendo que não se podia mais usar verba federal para financiar a publicação de biografias de políticas, a verdade é que ainda pode, conforme nota do Ministério da Cultura. A decisão noticiada referia-se apenas à suspensão de apoio via renúncia fiscal ao projeto de biografia de Milton Serafim por conta do período eleitoral nesse mesmo ano (2012).

BIO II 

Depois de ser autorizado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura em 25/03/2011 a captar R$ 110 mil, o MinC foi notificado pelo MPF em Julho do mesmo ano a suspender o apoio. O projeto foi arquivado em maio de 2013. Embora a Lei 8-313/91 permita a utilização do mecanismo de incentivo fiscal a projetos literários, inclusive aqueles que envolvam edição de biografias, foi entendido que o conteúdo da obra poderia ter seu uso desvirtuado por conta das eleições. Ou seja, não há nenhum veto por parte do Ministério da Cultura pela aprovação de projetos de biografia de personalidades políticas.


PLANO DE CULTURA

Estados, municípios, secretarias de cultura e gestores em geral interessados em dar um plus aos seus trabalhos (ou começar a trabalhar de verdade, tanto faz), vai a dica: baixem a publicação "Como fazer um plano de cultura", disponibilizado para download gratuito pelo Ministério da Cultura (MinC). É bem simples acabar com a desculpa do “não fazemos por não saber como fazer. Basta ir no link e pronto: http://pnc.culturadigital.br/biblioteca-de-documentos. Também é possível o restante da legislação cultural vigente no Brasi, inclusive a lei dos direitos autorais.


LITERATURA DE CORDEL


 
A poeta Zanny Adairalba, autora de três livros de poemas e única mulher cordelista de Roraima, disponibilizou na web os 16 cordéis que já publicou em formato impresso. Para baixar as obras de literatura de cordel da coleção Bota pra Ler, acesse o link no site Recanto das Letras


MUSEUS

Gente que tem tanta coisa que acha que valia a pena montar um museu para poder mostrá-las ao povo. Vai a dica de um livro em espanhol para vocês baixarem da web e organizarem seu espaço. É o Manual para criação e desenvolvimento de Museus Comunitários: http://bit.ly/MmePef.



 













PARA FILMAR NAS ESCOLAS

Estudantes do ensino médio público podem participar, até 28 de fevereiro, do concurso Esporte para todos: Meu roteiro de inclusão. O tema é o esporte, e a história contada, de quatro a seis minutos, deve se passar no espaço da escola. A equipe do melhor roteiro vai participar de oficina de formação e produzir o curta-metragem com equipamentos e supervisão da TV Escola. Saiba mais acessando o regulamento no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br.


SOBRE O QUE DA PARA LER
Ilustração de Natália Matos. Mais dela em http://natalia-matos.tumblr.com






DIAS

Outra ilustração de  Natália Matos

IBERBIBLIOTECAS

O Programa Ibero Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) convida as bibliotecas públicas, comunitárias e populares; organizações e fundações públicas, ou privadas; universidades e centros de pesquisa do Brasil, Colômbia, Chile e México a participar de seu segundo edital de apoio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março de 2014, no endereço  www.iberbibliotecas.org/formulario-de-inscripcion-2014.

IBER II 


 
São seis as linhas de ação/apoio do programa Iberbibliotecas:  

Linha 1: Projetos para o desenvolvimento, fortalecimento, modernização e/ou avaliação de redes e sistemas de bibliotecas públicas na região. 
Linha 2: Apoio a iniciativas em bibliotecas públicas, em especial aquelas localizadas em território vulneráveis e/ou isoladas, e que contam com o apoio dos municípios. 
Linha 3: Apoio a propostas de pesquisa sobre bibliotecas e seu impacto sobre o desenvolvimento das comunidades, com o apoio de universidades e/ou outros centros de pesquisa.

IBER III

Fechando:
 Linha 4: Desenvolvimento de programas de formação continuada de pessoal de bibliotecas públicas e intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais e gestores de bibliotecas públicas. 
Linha 5: Apoio a projetos de cooperação de ou para bibliotecas públicas que favoreçam a circulação do conhecimento e da produção cultural regional.
 Linha 6: Apoio a programas de promoção da leitura em bibliotecas públicas. Linha 7: Apoio a projetos e serviços bibliotecários que promovam o desenvolvimento local e a participação da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário