sábado, 1 de março de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 86, de 01.03.14

PRÓLOGO

Carnaval, carnaval, carnaval. Se você não foi para outro estado ou país curtir a vida, se não foi para o interior ficar morgando em contato com a natureza e também não vai se acabar nas festas programadas nos bares e boates de Boa Vista, que tal separar um tempinho e ler uns livros? Eu te recomendo passar em uma livraria da cidade e se abastecer com o material que nós, autores locais, estamos produzindo. Teu carnaval vai ser literariamente diferente.

Beijos carnavalescos,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


POEMA VISUAL


Obra do artista visual Leandro Santiago. Muito mais dele em seu site:  http://www.leandrosantiago.com/.


CURSOS

Olha que bacana os cursos que o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) promoverá no mês de março para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino: Métodos e técnicas de pesquisas científicas, Integração das Tecnologias e Mídia, Inter e Arte: ensino interdisciplinar e Formação de professor e construção de novos saberes: desafios e perspectivas na pós-modernidade. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 14 de março, na sede do Ceforr.


BRAILLE

De 28 a 30 de abril será realizado em São Paulo o VIII Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (Senabraille), com o tema “Cultura, Inclusão e Educação". O evento vai discutir as tipologias das bibliotecas e suas formas de incluir, divulgando práticas bem-sucedidas na área de acessibilidade. Para inscrever-se e enviar trabalhos, acesse http://acquaviva.com.br/SENABRAILLE2014/.


BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) já está recebendo trabalhos para a edição deste ano. O SNBU 2014 acontecerá entre 16 e 21 de novembro, com duas modalidades de apresentação de trabalhos originais: comunicações orais e pôsteres. A data limite para submissão de trabalhos é até o dia 30 de abril. Saiba mais acessando https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/.


SOCHI LITERÁRIA

Você deve ter visto na TV, mas não custa nada relembrar que a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, destacou a literatura daquele país, com grandes painéis com os rostos dos escritores Tolstói, Dostoiévski, Gogol, Chekov e Bulgakov, entre outros.

 

  ACORDO ORTOGRÁFICO

A Assembleia da República de Portugal discutiu ontem uma petição pela desvinculação daquele país do Acordo Ortográfico de 1990. O acordo busca unificar a ortografia de todos os países nos quais o português é língua oficial. Por conta do horário de fechamento, não conseguimos acompanhar o encerramento da discussão, mas se você quiser pode ir direto no site www.parlamento.pt e checar. Vale lembrar que em 2013 o governo brasileiro a aplicação obrigatória do novo acordo ortográfico para 1° de janeiro de 2016. 

IBERBIBLIOTECAS

O Programa Ibero Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) convida as bibliotecas públicas, comunitárias e populares; organizações e fundações públicas, ou privadas; universidades e centros de pesquisa do Brasil, Colômbia, Chile e México a participar de seu segundo edital de apoio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março de 2014, no endereço  www.iberbibliotecas.org/formulario-de-inscripcion-2014.

PARABÉNS, MESMO ATRASADO =)

A coluna deseja um feliz parabéns ao poeta gaúcho de nascimento e roraimense por opção Édison Eroquês Velho, que ontem dobrou mais uma página no livro de sua existência. Abraços e sucesso no  trabalho de produção de seu novo livro.

BARSA DIGITAL

50 anos após ser criada, a enciclopédia Barsa finalmente foi para a web, passando a oferecer a escolas o serviço por assinatura de sua versão digital, apelidada de Barsa na rede.

MOSTRA-TE, LEITOR!



Olha aí a contista/cronista Ágda Santos embelezando nossa campanha “Mostra-te, leitor!”. A fotinha dela e do livro A Visita Cruel do Tempo foi feita por Natascya Melo. Se quiser ler a resenha da obra, vai no link http://t.co/Lk3HviCJUV. Depois você aproveita e manda para os e-mails da coluna o seu registro de leitura.


VIDA DE ESCRITOR

Refletindo fielmente alguns momentos que os escritores passam, o quadrinista Estevão Ribeiro produz suas tirinhas. Para ver mais e saber de seus livros, acessa www.ospassarinhos.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário