sábado, 29 de março de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 90, de 29.03.14

PRÓLOGO

Gente bonita que curte literatura!
Bom final de semana. Desejo que todos tenham vontade de comprar um livro e que o escolhido seja  o meu ou o de qualquer outro autor local, não um desses que estão na lista dos mais vendidos da revista X ou Y. Dito isso, beijos gerais.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


POEMA VISUAL

Do artista Diego Medeiro. Para ver mais, acesse www.verbalizando-ou-nao.blogspot.com.br
  
BIBLIOTECA DIGITAL
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes de culturas de todo mundo, incluindo manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias, desenhos arquitetônicos e muito mais. Saiba mais acessando www.wdl.org/pt/ e divirta-se à vontade.

A BOA DESTE SÁBADO





A partir das 17h vai começar uma Ocupação Cultural da Casa do Estudante de Boa Vista, 762, bairro Asa Branca. O evento foi organizado pela associação de residentes do local. Haverá shows de rock e MPB, grafitagem e um sarau poético coordenado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, que pediu para convidar todas as pessoas que curtem ler e ouvir poesia. Então é isso: apareçam que vai ser bom.


MAIS BIBLIOTECAS PÚBLICAS



Segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o Brasil possui 6.060 bibliotecas, em 5.453 municípios de todas as regiões. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria do Livro, Leitura, Literaturas e Bibliotecas (DLLLB), iniciou um processo de mobilização local a favor da ampliação desse número. Serão realizados 30 encontros no período de um ano, nos 26 estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O projeto "Mais Bibliotecas Públicas" dará prioridade ao processo de mobilização presencial junto àqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas ou cujo equipamento cultural esteja fechado.

QUANTAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS TEM O BRASIL?

Se você não sabia, agora saberá: o Brasil possui 6.060 bibliotecas públicas, em 5.453 municípios, sendo 512 na região Norte, 1845 no Nordeste, 499 no Centro-Oeste, 1.932 no Sudeste e 1.272 na Região Sul. Pesquisa mais em http://snbp.bn.br/.

PRESERVAÇÃO
Os interessados em participar do Seminário Internacional de Preservação Digital (Sinpred) já podem se inscrever pelo site do evento (http://sinpred.ibict.br/). De 7 a 9 de maio, representantes de instituições parceiras do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), colaboradores da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana), usuários do SEER e pesquisadores se reunirão em Brasília para discutir a preservação dos acervos digitais.


PREMIAÇÃO

Professores estaduais receberam ontem o Prêmio Dignidade em Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (SEED). Na categoria Artigos Científicos, o primeiro lugar ficou com professora Joelma Fernandes Oliveira, da Escola Maria dos Prazeres Mota, que escreveu  sobre o “Preconceito, Discriminação e Violência contra mulheres negras no município de Boa Vista”. A professora Fabiana Pereira da Silva, da Escola São José, ficou em segundo lugar com o artigo “Combate ao Bullying no âmbito das relações escolares”.


TEMPOS DE ESCOLA



Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do concurso de textos Tempos de Escola, cujo tema geral é “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”. Dividido em quatro categorias, agrupa os participantes de acordo com a proximidade dos seus conhecimentos sobre a escrita e a língua. Podem participar alunos do 4° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, incluindo o EJA. Há premiações para os estudantes e seus professores. Vale dar uma olhada no regulamento: http://goo.gl/x9VjND.
 

FRASE
“Dou um livro para entrar em uma polêmica e uma biblioteca para continuar nela.”

Senador Cristovam Buarque, em seu perfil no Twitter (@Sen_Cristovam), no dia 23 de março.


INTERNACIONAL

O brasileiro Roger Mello venceu o prêmio Hans Christian Andersen na categoria ilustrador. Ele concorreu com outros 30 ilustradores do mundo.

PRÊMIO FIER DE REDAÇÃO

Foi lançada ontem a segunda edição do Prêmio Fier de Redação. Podem participar alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano dos ensinos médio regular e técnico, além dos alunos de qualquer curso regular do Ensino Superior. As inscrições devem ser feitas de 1º de abril a 30 de junho. O edital está no site www.fierroraima.com.


ESCOLHAS
Na vida tudo é questão de preferências


Nenhum comentário:

Postar um comentário