sábado, 3 de maio de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 94, de 03.05.14

PRÓLOGO

Salve, gente bonita que viveu de boa mas um feriado nesta semana, curtindo o descanso do Dia do Trabalhador. Espero sinceramente que além de ver muitos filmes e novelas tenham lido livros ou acessado algum blog/site literário, dando aquela prestigiada a quem mexe com as palavras para criar histórias e versos para vocês. Se não fizeram isso, aproveitem que hoje é um bom dia para começar a ler mais.

Beijos na bochecha,
Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


POESIA VISUAL
Obra do escritor e editor paraense Abilio Pacheco. Para ler e e ver mais dele, acesse http://abiliopacheco.com.br/

PRÊMIO FIER DE REDAÇÃO

A segunda edição do Prêmio FIER de Redação está com inscrições abertas até 30 de junho. Podem participar alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano dos ensinos médio regular e técnico, além dos alunos de qualquer curso regular do Ensino Superior. O edital está no site www.fierroraima.com.

RETRATOS DA LEITURA

Se você mexe com projetos na área de estímulo à leitura ou é um pesquisador desse tema, a 3ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada pelo Instituto Pró-Livro, é uma obra fundamental para sua biblioteca impressa ou digital. Tem estatísticas e artigos de pessoas da área analisando o quadro da leitura no país. Acessa o link para conhecer o livro: http://bit.ly/1jYHhgc.

BIBLIOTECAS DO SESC

Falando em bibliotecas, tema da coluna na semana passada, vai a dica: o Sesc Roraima tem duas funcionando e abertas a toda a comunidade. A Biblioteca Sesc Afonso Rodrigues de Oliveira fica na rua Cecília Brasil, 1.517/2, Centro, e funciona das 8h às 17h30. A unidade conta com mais de 7.000 exemplares, além de espaço multimídia para pesquisas via internet e impressão. 
Já a Biblioteca do Centro de Atividades, localizado no bairro Mecejana (rua João Barbosa, nº 143 A e B), está aberta das 8h às 18h, com mais de 4.600 títulos.


LANÇAMENTO DE LIVRO

Neste sábado (3.5) será feito o coquetel de lançamento do livro de poemas com temática gaúcha Relincho de Potro, de Ricardo Ribeiro Silveira. Será às 20h30, no CTG Nova Querência, com declamações e apresentação de músicas nativistas. As duas estrofes a seguir são da poesia Tapera, parte da obra:


Desde mocito planejo
Sonhos de piá – de menino
Direcionei meu destino
Pra não viver desenganos
E até então, todos os anos
Pra alegria deste guasca
Eu venho engrossando a casca
E realizando meus planos

Aprendo quando em pequeno
A olhar o horizonte
Quando o sol faz o reponte
Do dia lá pra invernada
Depois faço uma parada
Pra rebuscar na memória
Ensinamentos de outrora
Pra ver se eu não errei nada (...)


SARAU DOS AMIGOS DO PARQUE

Gente que curte sarau com música, teatro, poesia e dança: neste domingo (4.5) rola o primeiro Sarau dos Amigos do Parque, uma turma que se juntou para promover ações que revitalizem o parque Anauá.
 O encontro cultural começa às 17h, no Forródromo. 
Chega lá e participa, faz amigos, dá uma olhada e vê os efeitos da mobilização da sociedade civil para dar àquele espaço a dignidade e atenção que precisa ser dado pelo poder público.

HISPANIDAD

A UFRR já está recebendo inscrições para o 'V Encuentro de la Hispanidad: formación de profesores', que acontecerá entre os dias 16 a 19 de setembro de 2014. Minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e relatos de experiências constam da programação. Para saber mais, acessa http://ufrr.br/hispanidad/.


MESTRANDOS
 
Olha a turma bonita que começou este semestre a cursar o mestrado em Letras da UFRR

ODISSEIA HUMANA



Lançado recentemente, o livro "A Odisseia Humana - A Jornada Continua: Reflexões Antropo-Ecológicas", do professor Paulo Sarmento, está disponível na Livraria Saber, Farmavita, Megafarma e Drogaria Tocantins. A obra aborda a evolução da humanidade e sua relação destrutiva com o meio ambiente.



POEMAS AO PARQUE
No embalo do sarau que acontece neste domingo no parque Anauá, um poema de Sérgio Murilo para aquele espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário