sábado, 17 de maio de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 96, de 17.05.14

PRÓLOGO

Edição de número 96 chegando, gritam os vendedores do jornal e todo mundo vai afoito ler a Coluna. Já pensou se fosse assim? Eu não. Fico mais preocupado em olhar para o céu para checar se as nuvens de chuva já chegaram. Beijos calorentos.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


LANÇAMENTO DE LIVRO



O escritor indígena Cristino Wapichana lança neste sábado (17) o seu segundo livro, intitulado 'Sapatos Trocados – como o tatu ganhou suas grandes garras'. A sessão de autógrafos será no Portal do Milênio, às 19h. A obra narra a saga de Kapaxi, um velocista e contador de histórias que recebeu um par de sapatos mágicos de presente de Tuminkery (criador de todas as coisas) para atuar numa missão especial: a de ser mensageiro oficial do reino animal. Chega lá e compra o teu!


PLANO DE CULTURA

Última semana para dizer ao governo do Estado que tipo de política cultural queremos para Roraima: artistas, produtores culturais e associações podem opinar na formatação do Plano Estadual de Cultura de Roraima até o dia 23 de maio. Os interessados em contribuir para nortear as ações da Secretaria de Cultura devem acessar o site www.secult.rr.gov.br, baixar o plano e enviar sua contribuição, crítica e opinião para o email planoestadualculturarr@hotmail.com.

FALANDO EM SECULT

A secretaria está desde o dia 4 de abril sem titular e parece que não há pressa em definir o novo secretário. O blog Cultura de Roraima publicou há algumas semanas um texto sobre isso. A postagem continua valendo. Se quiser ler, acessa http://bit.ly/1qIE5gK.

SARAU EM CARACARAÍ



Olha alguns dos alunos da turma 303 do terceiro ano da Escola Castelo Branco, lá de Caracaraí. Eles participaram do sarau "Fazer, (re)Fazer Poesias", coordenado pela professora Jacinta Santos, produzindo e recitando obras próprias e de outros autores.


DISSERTAÇÕES

Se estiver interessado em saber o que a academia anda produzindo de pesquisas sobre literatura e afins, acessa o banco de dissertações dos alunos do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR. Tem muita coisa disponível. É só ir em http://ufrr.br/ppgl/

HQs

O RR Clube HQ e o Coletivo Arteliteratura Caimbé estão organizando um encontro de fãs de histórias em quadrinhos e colecionadores de miniaturas e actions figures. Será dia 14 de junho no Espaço de Cultura e Arte União Operária, da UFRR. A reunião vai comemorar os 75 anos de criação do Batman. Haverá oficinas, mostra de curtas sobre o Homem Morcego, sessão de games e, principalmente, exposição das coleções de Hqs e bonecos dos integrantes do clube.
Interessados em participar como expositores devem escrever para rrclubehq@gmail.com e solicitar espaço no evento.


PROFICIÊNCIA

O Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFRR recebe até o dia 22 as inscrições dos interessados em participar da aplicação de exame de proficiência em leitura nos idiomas espanhol, francês e inglês. Para ler o edital e saber quem paga e quem tem isenção, acesse http://nucele.ufrr.br/.


BIBLIOTECA AGRÁRIA

No site www.reformaagrariaemdados.org.br/biblioteca é possível encontrar boa parte do material publicado no Brasil sobre as lutas pela terra, pela Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar. Há livros, jornais, cartilhas, dissertações, teses e links para outras páginas que seguem a mesma temática.

FUTEBOL E CONTEXTO

Em tempos de Copa do Mundo, é bom saber do livro "O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica", obra produzida por 61 professores da rede estadual de ensino do Paraná que integra o tema Copa do Mundo às disciplinas curriculares. Para obter sua cópia, vá aqui: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/Nossa_Escola/copa_mundo.pdf.


REGISTROS DE POESIA

Para fechar a coluna, três fotos do sarau que o Coletivo Arteliteratura Caimbé promoveu no sábado passado na praça do Centro Cívico, com leituras e declamações que começaram no gramado em frente ao Palácio Senador Hélio Campos e terminaram no Coreto. Se quiser ver mais, acessa www.caimbe.blogspot.com.br. O próximo sarau será no dia 7 de junho, novamente no Coreto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário