sábado, 31 de maio de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 98, de 31.05.14

PRÓLOGOE amanhã começa junho, mês de meu aniversário no dia 4 e mês de completar, no dia 21,  100 publicações da coluna Rede Literária no jornal Folha de Boa Vista e no blog Cultura de Roraima. Não vou bancar festa pois não ganho nada com isto, mas se tu estiver querendo patrocinar as bebidas, as comidas e os livros, é só me contatar.

Beijos interesseiros,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


ESCOLAS SEM BIBLIOTECAS

Segundo números presentes no Censo Escolar 2013 e compilados pelo portal Qedu, apenas 35% das escolas brasileiras, sejam públicas ou privadas, têm biblioteca. Em Roraima, o número cai para 29%. Ou seja, se no Brasil são 65% de escolas sem bibliotecas, em nosso lindo estado são 71%. Na região Norte, ficamos atrás do Tocantins, Rondônia e Amapá. Os dados foram publicados pelo jornal O Globo no dia 25.05. Agora, pensem comigo: como é que um povo progride intelectualmente sem o espaço básico de leitura no ambiente escolar?

CIDADE (QUASE) SEM BIBLIOTECAS


Situação de Boa Vista fora das escolas: a biblioteca municipal está fechada desde o ano passado e a estadual funciona apenas em horário comercial.

BIBLIOTECA NO FB

Fechando positivamente a conversa sobre bibliotecas e espaços de leitura, se você trabalha com isso, vai no Facebook e curte a fan page Rede Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias,  criada na semana passada para servir como espaço de troca de informações, compartilhamento de experiências, acompanhamento, interlocução e interação entre pontos de leitura, bibliotecas e o Ministério da Cultura: www.facebook.com/pontosdeleitura.

MOSTRA-TE, LEITOR



Dando sequência à campanha de divulgação daquilo que você curte ler, a ‘Mostra-te, leitor’, traz hoje o pediatra e fã de HQs Altamiro Vilhena, exibindo parte de sua coleção de obras nacionais: Um Sábado Qualquer, Valente, Armandinho, Gi e Kim e a Turma da Jurema, feita em RR.


SEM LIVROS GRINGOS

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 7299/14 que proíbe os órgãos públicos federais estaduais e municipais de adquirirem publicações gráficas estrangeiras.  Pelo texto, os órgãos públicos poderão adquirir apenas as publicações “de natureza especial sem similaridade com produtos fabricados no País”. De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ELETRÔNICA

O Centro de Ciências Administrativas e Econômicas da Universidade Federal de Roraima está recebendo, a partir de 1° de junho e em fluxo contínuo, artigos científicos para a revista eletrônica Arenta. Saiba mais acessando http://ufrr.br/cadecon.

MENINAS EM JOGO



Confira no link http://apublica.org/2014/05/hq-meninas-em-jogo/ a reportagem em quadrinhos ‘Meninas em Jogo’, produzida pela Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo Pública. A obra é o resultado de uma viagem de três meses pelas estradas do Ceará em busca da teia da exploração sexual de meninas para a Copa.

TURMA DO BALAIO



Olha uma das tiras criadas pelo nosso leitor Altamiro Vilhena em parceria on line com o seu irmão Beto Basso. A parceria funciona assim: Altamiro faz o roteiro em Boa Vista e Beto faz a
arte em Chapecó (SC). Mais deles pode ser visto no site Balaio Quadrado e na fan page Balaio Quadrado.


FÃ COMICS RR


Na programação literária de junho tem o primeiro Fã Comics RR, encontro de fãs de histórias em quadrinhos e colecionadores de miniaturas e actions figures que o RR Clube HQ e o Coletivo Arteliteratura Caimbé estão organizando. Será no sábado 14 de junho, no Espaço de Cultura e Arte União Operária da UFRR. Comemorando os 75 anos de criação do Batman, haverá oficinas, mostra de curtas sobre o Homem Morcego, sessão de games e, principalmente, exposição das coleções de Hqs e bonecos dos integrantes do clube. Interessados em participar como expositores devem escrever para rrclubehq@gmail.com e solicitar espaço no evento.


HONROSA


Pelo texto "A Boca da Noite", o escritor Cristino Wapichana recebeu menção honrosa no 11° concurso Tamoios para escritores indígenas realizado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). A cerimônia de entrega será na cidade do Rio de Janeiro, no mês de junho.

SHAKESPEARE


Para descontrair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário