sábado, 28 de junho de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 102, de 28.06.14

PRÓLOGO SINTÉTICO

Oi.
Estamos aí.
Beijos.
 
Edgar Borges
 
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

PESAR


 A coluna registra, com pesar, a morte de Anísio Fernandes, artista plástico e ex- conselheiro estadual de Cultura. O falecimento acorreu na quarta-feira (25). Anísio era assíduo frequentador dos saraus do Coletivo Arteliteratura Caimbé.

MAPAS DIGITAIS

Curte um mapa antigo? Então olha o site da Biblioteca Pública de Nova York, que disponibilizou na internet para download, sob uma licença Creative Commons, sua coleção de mais de 20 mil mapas, incluindo trabalhos do século 16. Acessa e baixa em http://maps.nypl.org/warper/.
 
REUNIFICAÇÃO  
O Projeto de Resolução 238/14 reunifica as comissões de Educação e de Cultura da Câmara dos Deputados, sem alterar, no entanto, as atribuições de nenhuma das duas. Os dois colegiados foram separados no ano passado, por meio da Resolução 21. Na avaliação do ex-deputado Marcelo Almeida, autor do projeto, o desmembramento das comissões não obteve resultados que justifiquem a sua manutenção.
 
CONCURSO LITERÁRIO MÁRIO QUINTANA
Informações:
A) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
B) Premiação: Publicação em coletânea (20 exemplares para cada autor)
C) Prazo: 21 de Julho de 2014
D) Regulamento: http://www.sintrajufe.org.br

ANIVERSARIANTES
 

Parabéns aos poetas Carlos Saraiva, que já morou em Roraima e hoje embeleza São Paulo, e Elimacuxi, que morava em São Paulo e hoje embeleza Roraima. Os dois celebram aniversário na próxima semana. É de Saraiva o poema visual acima.

UNIÃO OPERÁRIA

Moradores antigos de Boa Vista ou descendentes dessa turma, olhem só: a UFRR está organizando um memorial histórico e cultural do Espaço de Cultura e Arte “União Operária”. O objetivo é reunir fotos, objetos e documentos que contribuam com a preservação, valorização e divulgação da memória do prédio e atividades realizadas no passado. Quem quiser colaborar pode procurar a equipe da União Operária ou da Coordenação de Cultura, sala 417, bloco 4 da UFRR, em horário comercial.

INGLÊS DE GRAÇA

O Núcleo de Idiomas da UFRR está com inscrições abertas até 2 de julho para quatro cursos gratuitos de inglês. As aulas terão início no dia 14/07. Vai no link para saber como participar: http://bit.ly/1qePi7E.

PROFESSORES DO BRASIL

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação. O objetivo é reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Vai aqui para saber mais: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/.

RAPADURA DOCE



O livro infantil "Rapadura é doce, mas não é mole", de autoria de José Vilela, já está disponível para compra nas livrarias Saber, UFRR e Megafarma. A obra foi reeditada, com recursos próprios, após 15 anos de lançada a primeira edição no estado de Matogrosso e conta a história do Tamanduá-Bandeira e seus quatro  genros. José Vilela tem 12 livros editados.

 










NERUDA
A Fundação Pablo Neruda, sediada em Santiago de Chile, estava arrumando as gavetas encontrou mais de 20 poemas inéditos nos arquivos do escritor. As obras serão publicadas no final do ano na América Latina e em 2015 na Espanha. No dia 12 de julho, comemoram-se 110 anos do nascimento de Neruda. 




















POETA NA RUA

 

Aniversariante da semana,  Elimacuxi e suas filhas Helena e Clarisse espalhando literatura e arte nas ruas de Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário