sábado, 11 de outubro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 115, de 11.10.14

PRÓLOGO

Salve, povo sobrevivente do calor vulcânico de Boa Vista. Nestes dias escaldantes eu sonho com uma chuva torrencial que me permita, ao menos, murmurar, “um dia frio, um bom lugar para ler um livro...”. É claro que sei: até maio de 2015 essa vai ser a letra menos cantada no Estado.

Beijos na aba do livro e hidratam-se,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

SABER DE ANIVERSÁRIO


A Livraria Saber completa cinco anos de atividades em outubro. Nossos gigantescos parabéns ao livreiro Antônio Bentes por encarar esta jornada empresarial sempre aberto a apoiar ações culturais de todos os gêneros e por ter um espaço generoso para abrigar as obras dos escritores roraimenses.


PROGRAMAÇÃO

Para celebrar a meia década de atividades, a Saber montou um calendário bacana: nos sábados 18 e 25 contadores de histórias vão encantar a criançada a partir das 10h.  No dia 31 será feito o lançamento do livro “Áreas de Preservação Permanente urbana dos cursos d’água”, de Zedequias de Oliveira Júnior, e uma série de postais de Jorge Macêdo com fotos do Monte Roraima. É so

BANDA IEKUANA




A banda de rock Iekuana lança neste sábado o seu primeiro CD, intitulado “A Face do Executor”.  São composições abordando, com a pegada forte do metal, temáticas sociais diversas. O show será na AABB, a partir das 21h, e terá participação da banda Ditambah. O ingresso custa R$ 35 e traz como brinde o CD dos caras.

DIMINUTO

Se você gosta de ler ou de escrever microcontos, o aplicativo Diminuto está de seu tamanho. A plataforma recebe e divulga contos de até 750 caracteres e os envia gratuitamente para os usuários. A ferramenta de leitura e escrita colaborativa pode ser baixada no site oficial do aplicativo, Apple Store ou no Google Play.

JORNADA


Em novembro será realizada a IX Jornada Nacional da Língua Portuguesa, promovida pela associação Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos/RJ. Neste ano, 20 instituições sediarão as atividades, entre elas, a UFRR. Saiba como participara em http://www.filologia.org.br/.


JOÃO UBALDO

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai homenagear o escritor João Ubaldo Ribeiro, morto em julho passado, com uma estátua de bronze na praça Antero de Quental, no Leblon.

BIBLIOSESC




Estão abertas as inscrições para escolas estaduais e municipais de Boa Vista interessadas em utilizar os projetos BiblioSesc e Biblioteca Ambulante do Sesc-RR. A biblioteca ambulante disponibiliza de caixa-estante com 100 livros de diversos gêneros e  o BiblioSesc é uma unidade móvel com acervo de mais de 3 mil obras, entre livros, revistas e jornais. Agende ligando para o telefone 3624-9851 ou escrevendo para bibliomecejana@sescrr.com.br.

DICAS DO ENEM

Conhece alguém que vai fazer o Enem? Repassa o link desta matéria do Portal Brasil para aumentar as chances dele: http://bit.ly/1xy6SUN. Tem dicas de bibliotecas digitais, jogos e aplicativos que contribuem para o aprendizado.

MOSTRA EM BONFIM
 

A escola municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva, de Bonfim, promove na manhã desta terça (14) a terceira edição de sua mostra literária. Neste ano, o tema é “Criando, brincando e aprendendo na magia do mundo encantado da leitura”.

POEMAS DO PROJETO GIRASSOL
 

Os dois poemas desta edição são de alunos do 9º ano da escola estadual Olavo Brasil Filho, que desenvolve o projeto Girassol.

PRINCESA DO BRASIL

Roraima não é São Paulo,
Roraima não é Minas Gerais,
Roraima é princesa,
Ela é muito mais:
Terra de oportunidades
Pra gente que vem de longe,
Em busca de riquezas, em busca de realizar sonhos.
Roraima não é atriz,
Mas tem seu próprio brilho,
É protagonista de novela da Globo,
Terras de diamantes e de Macuxis.
Roraima sofre de represálias,
Mas tem fala, não a conhece,
Ela é a princesa do Brasil
Onde todos buscam riquezas.
Quem vive nela não quer mais sair,
Terra de riquezas, águas cristalinas, e do monte Roraima
Essa é minha princesa, essa é “Roraima”.

Sweldo Aleck Silva de Souza 9º Ano/93 - 14 anos.

 RORAIMA
Roraima é uma terra onde vivemos,
É um lugar onde sopram os ventos,
Ao norte um silêncio, com clima tropical.
Este é o meu estado e não tem igual,
Nas cinzas onde sopraram os ventos,
Roraima está renascendo,
Os sinos vão soar,
A noite vai chegar,
O meu estado está renascendo,
Mas se um dia sonhar,
Vou olhar as estrelas e sorrir,
Com o sonho de ficar por aqui e
Nunca mais partir.
Minha vida é minha estrada,
E o lugar que eu vivo se chama...Roraima.

Daphynny Vasconcelos de Araújo 9º Ano/93 - 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário