sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Comunidade indígena Malacacheta prepara IX Festa da Damurida


A comunidade indígena Malacacheta realizará de 5 a 8 de novembro a nona edição da Festa da
A damurida (Foto: Alex Alessandro)
Damurida, comida indígena feita de peixe, de carne de caça moqueada e a base de pimenta.

Haverá competições indígenas e esportivas, apresentações culturais, feira de artesanato e produtos agrícolas e, a principal atração da festa, o concurso da melhor damurida. A comunidade fica localizada no município de Cantá, região Serra da Lua, a 37 km de Boa Vista (RR).

A abertura do evento será às 19h do dia 5, com apresentações culturais e, novidade desta edição, uma roda de diálogo com as lideranças indígenas contando o histórico da festa. Logo após esse momento haverá a exibição do vídeo documentário da festa da damurida de 2013, produzido através do projeto Olhares que Inspiram o Brasil- Petrobrás 60 anos. O vídeo tem a duração de 2 minutos e reflete a importância da damurida no cotidiano dos indígenas.

A programação completa pode ser acessada na fan page da festa. 

A expectativa é receber mais de 500 participantes, oriundos das comunidades indígenas adjacentes do município de Cantá, Bonfim, Boa Vista e outros municípios do Estado.

 O tuxaua da comunidade, Wanderley da Silva Pereira, destaca que a festa é um momento importante para o povo Wapichana mostrar a tradição através da valorização da damurida.

Premiada em 2007, pelo Prêmio Culturas Indígenas edição Xicão Xucuru, a festa nasceu da iniciativa “Damuryda Kadyz Aidikikiau- Valorizando a nossa Damurida” com o objetivo de valorizar a cultura indígena, em especial a do povo Wapichana da comunidade indígena Malacacheta, que tem população de aproximadamente 1.200 pessoas divididas em 278 famílias.



Para saber mais sobre a festa, contate a equipe de comunicação do festejo: 9126-0803/8101-7827.

Nenhum comentário:

Postar um comentário