sábado, 8 de novembro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 119, de 08.11.14

PRÓLOGOEstamos aí, cansados mas presentes. Curte enquanto ainda tem e espalha pela cidade que há literatura por aqui.
Beijos,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

VIVALEITURA


O Ministério da Cultura, Ministério da Educação e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura recebem até dia 21 as inscrições na edição 2014 do Vivaleitura, que premiará trabalhos na área de leitura desenvolvidos dentro de quatro categorias: "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; "Escolas Públicas e Privadas"; "Promotor de Leitura (pessoa física)" e "ONGs, Universidades/Faculdades e Instituições Sociais". Veja como participar em http://www.premiovivaleitura.org.br.

LIBERTE LIVROS

Começa neste sábado (8) e vai até 16 de novembro a 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro, evento colaborativo nacional que consiste em deixar livros espalhados pelas cidades com dedicatórias ou bilhetes avisando que os livros não estão perdidos e convidando quem os encontrou a ler e depois libertá-los novamente. Quem não tiver blog pode participar através das redes sociais, publicando na página do evento no Facebook ou em sua própria página. 

EDITAL DO BASA

Última semana para participar do edital de seleção pública de projetos para patrocínios do Banco da Amazônia S.A., com realização no período de março a dezembro de 2015. As inscrições terminam no dia 15/11/2014.  O documento está disponível em www.bancoamazonia.com.br.

OI CULTURAL

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados encerra dia 10.11 o prazo de inscrições de projetos para a seleção nacional de projetos culturais 2014/2015, voltada a projetos apoiados por Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em todo o Brasil, e a seleção da programação dos centros culturais Oi Futuro.  Acesse o site www.oifuturo.org.br para conferir.

POESIA

CHICOTE GROSSO 
Acobertamos muitos desejos imprevisíveis
que outrora vem à pele e afloram
armas inflamáveis e falíveis
Quando os esforços caem no fundo do poço
a vida arranha as costas
tal qual chicote grosso
Pensamentos acompanham o mundo na contra mão
e de mãos dadas,
se fundem ao caos construído por ilusões da inteligência
A breguice diária te causa depressão
de mãos desatadas
e com a apatia estampada numa alma que pede clemência
Mãos ao céu
cabeça baixa vomitando fel
todo lirismo está morto
A vida machuca,
faz mastigar até o caroço
A vida machuca,
tal qual chicote grosso.

Poema de Brendo Vieira. Leia mais dele em http://brendovieira.blogspot.com.br/.

REDATORA DE CARTAS

Ariel Lima Branco, aluna do 1º ano do ensino médio da escola estadual Gonçalves Dias, recebeu esta semana da Empresa dos Correios e Telégrafos um tablet como premiação pelo primeiro lugar da etapa estadual do 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Na foto, a jovem de 14 anos está acompanhada pelo pai e a mãe, sua fonte de inspiração para o texto.

 MÚSICA NA ESTRADA

Se você curte música erudita, se liga que hoje rola a 4a edição do projeto Música na Estrada. O concerto gratuito com a Orquestra de Câmara do Amazonas começa às 20h, no Centro Amazônico de Fronteira, campus Paricarana da UFRR.

CONTAÇÃO 

Esta semana foi realizado o III Festival de Contação de Histórias do Programa Caminhada Literária. Estudantes de quase 30 escolas da rede pública de ensino participaram.

RORAINOPÓLIS

Rosidelma Fraga, professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima,  lançará seu terceiro livro de poesias: “Cantares de Amor”, no campus da UERR de Rorainópolis, no dia 12.

ELEIÇÃO DIRETA

Falando na UERR, a instituição está fazendo a primeira eleição para os cargos de reitor e vice-reitor, quadriênio 2015/2018. As chapas devem registrar-se entre os dias 10 e 14 deste mês.


SABER

 

 Zedequias de Oliveira Júnior e Jorge Macêdo lançaram na Livraria Saber, respectivamente, o livro “Áreas de Preservação Permanente urbana dos cursos d’água” e uma série de postais com fotos do Monte Roraima.  A festa rolou no dia 31 de outubro, como parte das comemorações dos cinco anos da livrara.

ALEGRIA


Feliz demais da conta com o sucesso dos lançamentos na Saber, o livreiro Antônio Bentes divide a foto com o escritor Jaider Esbell.


DAMURIDA
 
Termina neste sábado a IX edição da Festa da Damurida, na comunidade indígena Malacheta, município do Cantá. O coletivo Comics Fãs RR participará da festa no período matutino, levando uma exposição de histórias em quadrinhos e action figures, também conhecidos como bonequinhos.
FEIRA DO SESC
 
Tempos ruins para quem curte literatura em Roraima. Pelo segundo ano consecutivo o Sesc não realizará a sua feira de livros.  A coluna pediu informações sobre os motivos do cancelamento e previsão da feira voltar a ser realizada, mas o Sesc não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Up date:  O Sesc mandou uma resposta por volta das 17h da sexta-feira (7).  Vai aqui na íntegra, com uma observação: não houve feira em 2013.

A Feira de Livros foi realizada em 2013 no Ginásio Centro de Atividades Mecejana, e neste ano, por questões orçamentárias, teve de ser suspensa. Mesmo assim, o Sesc-RR realizou diversas atividades que valorizaram a prática da leitura, como a Semana do Livro, Dia da Cultura, Dia do Livro. Leitura na Praça e Dia do Folclore. Todos esses eventos tiveram participação de escolas públicas da cidade e comunidade em geral. De acordo com a Proposta Programática de 2015, a Feira de Livros está confirmada na programação cultural do Sesc-RR.


CONPOESI

Para completar o quadro ruim da literatura, o Sesi também não realizará em 2014 o seu tradicional concurso de poesia, o Conpoesi, que já durava 15 anos. A coluna solicitou esclarecimentos e uma previsão do evento voltar a ser promovido, mas o Sesi também não se pronunciou até o fechamento da coluna.

CARTILHA
  
Olha que material legal para quem lida com dinheiro público, seja pegando para fazer trabalhos, seja lançando editais de seleção (o que, infelizmente, não faz parte da rotina roraimense): em trinta páginas, o manual “Gestão de transferências financeiras para execução de políticas culturais por meio de Editais de Seleção Pública”, explica como se dá o acompanhamento da execução física e financeira das propostas selecionadas em concorrências do governo Federal para apoio à cultura. A autoria é da CGU. Acesse a publicação em http://goo.gl/sby54X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário