sábado, 13 de dezembro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 124, de 12.12.14

PRÓLOGO

Bom sábado, povo lindo!
Olhem que legal a minha versão para aquela música insuportável da Simone que as TVs e supermercados botam para tocar sempre nesta época do ano: “então é Natal, o que você fez? Fez tudo errado, de novo, outra vez?”. Juro que se tentarem cantar, cai direitinho na métrica. No mais, feliz quase natal para todo mundo!
 
Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

CHECK-LIST CULTURAL DA DEPRESSÃO
 
Fiz uma lista dos prédios culturais/históricos da cidade. Parei no 10 para não me jogar da ponte dos Macuxi, que ainda está funcionando:

1.    Casa da Cultura: fechada
2. Intendência: fechada
3. Centro Multicultural da Orla: fechado
4. Teatro Carlos Gomes: fechado
5. Museu Integrado de Roraima: fechado
6. Biblioteca municipal: fechada
7. Biblioteca estadual: só funciona em horário comercial e não abre aos finais de semana... Quase fechada, então.
8. Galeria do anfiteatro do parque Anauá: fechada
9. Bibliotecas dos municípios: quase todas fechadas
10. Prédio antigo da Secretaria Estadual de Educação: abandonado

LANÇAMENTO
  

O professor e jornalista  Ivonísio Damasceno Lacerda lançou ontem na livraria Saber o livro de artigos Roraima Contemporâneo, uma coletânea de materiais publicados pelo autor em jornais do Estado.  A obra está na livraria para compra e pode ser pedida também em seu perfil no Facebook. Procura lá.

SARAU 
Também rolou ontem na Saber a última edição neste ano do Sarau da Lona Poética, organizado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé. Foi uma confraternização aberta entre pessoas que curtem poesia.  As fotos estarão aqui no próximo sábado, mas você entrar lá pela segunda no blog do grupo  se quiser adiantar  serviço: www.caimbe.blogspot.com.br.

BIENAL DA UNE



Estão abertas as inscrições para  a 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), prevista para ser feita de 1 a 6 de fevereiro.  As inscrições estão abertas no site www.bienaldaune.org.br . Podem se inscrever estudantes em geral e aqueles que desejam apresentar trabalhos nas áreas da música, literatura, cinema, artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, extensão universitária, ciência e tecnologia.

HOBBIT

A Trilogia “O Hobbit” será tema de pesquisa internacional. Pesquisadores em 46 países vão colaborar na busca por respostas a uma pesquisa projetada para descobrir os significados que o universo fantástico tem para pessoas de todo o mundo. A pesquisa (disponível em www.worldhobbitproject.org) vai coletar respostas em mais de 30 idiomas.

DÊ LIVROS

 
 


Gente, chegou o Natal e nada como um livro para inovar nos presentes da turma. Esse aí é o meu, que em Boa Vista está à venda na livraria Saber por apenas 15 dilmas. Compre esse e o dos colegas escritores e fortaleça a cena literária ao mesmo tempo em que ajuda a aumentar os índices de leitura no País. Se acaso for de outra cidade, peça por e-mail que mando por Correios por somente mais cinco reais.

POESIA

A poesia redigida
foi apenas fantasia
o meu corpo apenas sonha
sou completo empacado
de alma saltitante
e coração falante
mas por fora turvo meu mundo

por fora

todo

mudo

Texto de Brendo Vieira, da nova geração de poetas roraimenses.

 
CONTO
 
É Carnaval
 
As ruas estão enfeitadas com alegria, chegou a época de sair de casa e abrir os braços para a diversão. A noite está mais agitada com a música que toca. Aos poucos a multidão vai se aglomerando nos parques para esquecer os problemas de suas vidas. Chegou a hora de sambar. Venha comigo, amor, quando tudo isso acabar você poderá ir a sua casa e tirar a sua máscara.
 
Não se preocupe em me dizer o seu nome.
 
 Obra de Hêndria Moura, também das novas vozes da escrita local.

POR AMOR...


 
Ou por vício à leitura, seja lá o que for,  leia o livro do poeta Rodrigo Mebs. Procure nas livrarias da cidade ou acha no Facebook o perfil do escritor e faça seu pedido.


MÁFIA DO BEM


Fomente a organização Máfia do Verso. Adquira suas produções e espalhe poesia pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário