sábado, 24 de janeiro de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 127, de 24.01.15

PRÓLOGO

Gente bonita,

Tem sarau hoje ali no Mirandinha. Depois de uma tarde de praia ou de pura preguiça, é uma boa forma de abrir a noite de sábado antes de ir para as baladas. Se não for de balada, melhor ainda, pois em cada sarau aparecem novas indicações de leituras que podem render horas de pesquisa na madrugada pós-encontro.
Beijos poéticos,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

GESTÃO CULTURAL

Atenção, gestores públicos, conselheiros de culturas e agentes ligados a organizações não governamentais que estejam interessados em capacitar-se: a UFRR e a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) lançarão no início de fevereiro o edital de um curso de extensão em Gestão Cultural. As aulas começam no dia 16 de abril. 60 vagas serão disponibilizadas.

SARAU



O Coletivo Arteliteratura Caimbé promove neste sábado(23) o primeiro encontro literário do ano em Roraima. É o Sarau da Lona Poética, que estará aberto à participação de escritores, declamadores, músicos e amantes da arte em geral. As atividades começam às 18h, no gramado do igarapé Mirandinha, bairro Caçari. A turma do coletivo quer aproveitar os saraus de 2015 para arrecadar exemplares de livros e HQs que ajudem a formar bibliotecas comunitárias em Boa Vista e em comunidades indígenas.


COLETA DE LIVROS

A campanha de coleta de livros e HQs é uma retomada de uma ação realizada em anos passados, visando promover a democratização do acesso à leitura. A colaboração é voluntária e não limita a participação de nenhuma pessoa no sarau. Livros técnicos e escolares não serão aceitos.

CARNAJAZZ

 

Pessoas que agendam com antecedência suas diversões: nos dias 14 e 15 de fevereiro acontece a 2ª Edição do Festival de Jazz do Tepequém, com participação dos artistas locais Sergio Barros & França, Regiojazz, Os Três do Jazz, e o power trio Veludo Branco. O festival ainda recebe do Amazonas Abner Viana Quinteto, Los Hermanos Peruka e as atrações internacionais Bolívar Blues e Viover y los Piraos. Vão lá, curtam e tragam seu lixo de volta para não poluir ainda mais a serra.






VISUAL


Obra do escritor paraense Abilio Pacheco. Veja mais em http://abiliopacheco.com.br

OS MAIS VENDIDOS DE 2014

O site PublishNews e a Nielsen Bookscan divulgaram a lista anual dos autores nacionais mais vendidos. Augusto Cury ficou em primeiro no ranking da lista de ficção (Felicidade roubada) e em segundo na de não ficção (Ansiedade – como enfrentar o mal do século). Esta, por sua vez, foi encabeçada pelo bispo Edir  Macedo, com o terceiro livro da trilogia Nada a Perder. Veja os cinco primeiros colocados nas duas categorias e as editoras que mais venderam em2014.



Ficção
1. Felicidade roubada, Augusto Cury, Saraiva (Benvirá)
2. Eu me chamo Antônio, Pedro Gabriel, Intrínseca
3. Fim, Fernanda Torres, Fernanda, Companhia das Letras
4. Armadilhas da mente, Augusto Cury, Sextante (Arqueiro)
5. O irmão alemão, Chico Buarque, Companhia das Letras


Não Ficção
1. Nada a perder - livro 3, Edir Macedo, Planeta do Brasil
2. Ansiedade - como enfrentar o mal do século, Augusto Cury, Saraiva
3. Kairós: o tempo de Deus, padre Marcelo Rossi, Globo (Principium)
4. Não se apega não, Isabela Freitas, Intrínseca
5. Dona Benta - Comer bem, vários autores, Ibep (Nacional)

Ranking das editoras
1. Sextante, com oito títulos
2. Autêntica, com sete títulos
3. Globo e Planeta, com quatro títulos cada
4. Companhia das Letras, Ediouro e Saraiva, com três títulos cada
5. Intrínseca e Record, com dois títulos cada
6. Ibep, Rocco, Topbooks e Vida e Consciência, com um título cada

ACERVO

Mais de 260 mil documentos, incluindo obras raras com mais de 300 anos, estão disponíveis para consulta no acervo digital da Biblioteca do Senado. A Coleção Digital de Obras Raras reúne também diversas revistas e manuscritos históricos do Brasil. Os arquivos digitais reproduzem fielmente todas as características das obras. Acesse em www.senado.gov.br/senado/biblioteca.


+ VISUAL 



Outra obra de Abilio Pacheco

EXPERIÊNCIAS



Experimento visual de João Gonçalves e Eduardo Aranha com extrato de um texto de Álvaro de Campos, heterônimo de  Fernando Pessoa. Veja outras aqui.

Um comentário: