sábado, 14 de fevereiro de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 130, de 14.02.15



PRÓLOGO

Esta é a edição número 130 da coluna Rede Literária. A jornada  começou em junho de 2013, ainda não rendeu um centavo, cansa fazer mas também compensa quando encontro alguém por aí dizendo que curte as notas. Dito isso, feliz carnaval. Se for ficar em Boa Vista, checano blog da coluna a programação da festa de rua em Boa Vista.
Beijos carnavalescos,


Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Leia on line: www.culturaderoraima.blogspot.com.br
Siga no twitter: @borgesedgar


GESTÃO CULTURAL

 A Universidade Federal de Roraima recebe até 6 de março as inscrições no processo seletivo para preenchimento de 60 vagas de alunos no curso de Extensão em Gestão Cultural. Podem concorrer gestores públicos, conselheiros de cultura, alunos, professores e técnicos e da UFRR e agentes de entidades e/ou organizações culturais. O edital está disponível na página da Fundação Ajuri: www.ajuri.org.br. (Foto: RCCaleffi)


 

INCONFIDÊNCIA

O Museu da Inconfidência/Ibram começou a disponibilizar na página www.museudainconfidencia.gov.br o seu acervo musical. São cerca de 1,3 mil obras musicais de autores nacionais e europeus, datadas do século XVIII ao início do século XX.

PRÊMIO


O Prêmio ‘Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade em ambiente escolar’ recebe inscrições até 31 de março de 2015. Além de premiação em dinheiro, os/as professores/as e escolas selecionados/as serão contemplados com cursos de formação, kit de livros voltados à temática étnico-racial e notebooks. Saiba mais: http://www.ceert.org.br/premio_educar/

VISUAL



“O amor, o amor”, poema visual de João Boaventura, publicado no blog estudantil http://7e8cfreiria.blogspot.com.br/.


SAN VALENTIN

Hoje é Dia dos Namorados mundo afora. Aproveita a deixa e faz um poema ou um conto para o teu amor ou teus amores. Vai que dá certo e a noitada fica boa?

LANÇAMENTO

Rolou esta semana o lançamento do romance "Brito, O Valente - Histórias do Rio Branco - Roraima - Fatos Verídicos", de Walmir Pimentel.

VISUAL II


Obra de Silvio Prado. Veja mais em http://poesiavisualsilvio.blogspot.com.br/.

CIÊNCIA

A Revista de Ciência e Tecnologia, periódico eletrônico com publicação semestral, vinculada ao Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Roraima, está recebendo submissões de artigos até o final de fevereiro, para lançamento da sua primeira edição. A RCT pode ser acessada no site http://revista.ufrr.br/index.php/rct/index.


CARNAVAL INFANTIL 

O Sesc promove neste sábado,  em sua unidade do bairro Mecejana, um baile de carnaval para a molecada. A folia mirim começa às 17h e terá pula-pula, brinquedos, barraca de doces, salgados e bebidas, além de sorteio de brindes entre as crianças que forem fantasiadas. O ingresso é gratuito.

MUSEU DA FOLIA
Quem for à folia organizada pela Prefeitura de Boa Vista na avenida Capitão Ene Garcez poderá conferir registros fotográficos sobre a história do Carnaval da cidade no Museu Temporário do Carnaval. 
São 35 painéis fotográficos retratando os antigos carnavais de rua no então Território do Rio Branco, desde os primeiros blocos criados por famílias tradicionais da cidade, na década de 40, como o bloco Chitão da família Brasil e o bloco Corsário da família Terêncio Lima e anos mais tarde os blocos Arco Folia e bloco do Pó até os anos 70. O local terá ambientação, ar refrigerado e será montado na Praça das Águas, ficando aberto das 16h às 23h.


AMOR CONSUMADO

no princípio
delírio
suspiro proibido

dos lábios
um beijo
sutil roubado

o sonho
no espaço
flutua devasso

amor
no ventre
jaz consumado.

Poema de Victor Matheus em ritmo de San Valentin.


COMPRE CONTOS


Pessoas bonitas, este é o meu livro. Se quiserem, passem nas livrarias Saber ou UFRR para comprar ou então peçam por e-mail. O blog do livro, caso queiram saber mais da obra: http://livrosemgrandesdelongas.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário