quinta-feira, 19 de março de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 135, de 19.03.15

PRÓLOGO
Salve, gente bonita!

Leram o que esta semana? Só as timelines das redes sociais? Faz isso não, povo. Abre um livro impresso ou digital, um blog e manda ver noutro tipo de leitura. Faz bem ler.
Beijos recomendatórios.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


LEI DE INCENTIVO

O Conselho de Cultura de Roraima e a Secult estão promovendo um encontro para o aperfeiçoamento do edital da Lei Estadual de Incentivo. A ideia é que produtores, patrocinadores e  poder público se encontrem para sugerir melhoras no edital que facilitem a vida de todos. O encontro será nesta sexta-feira (20) as 9 na videoteca do Palácio da Cultura.

VENHA VADIAR



Nesta sexta-feira (20) tem roda de capoeira na Igreja Matriz, em frente à Orla. Os jogos começam às 20h. Passa lá e mostra teu gingado.

 
CIDADANIA

Olha que legal: tem 1.600 vagas abertas para um curso on line de Cidadania Fiscal. O conteúdo está relacionado ao exercício da cidadania, à ética e à educação fiscal, visando o aprimoramento da relação participativa e consciente entre o cidadão e o Estado e a defesa permanente das garantias constitucionais. A carga é de 20 horas, que serão cumpridas entre 2 de abril a 4 de maio. As inscrições gratuitas seguem até 31 de março: http://bit.ly/1rHcF8p.


BOLSAS DE CULTURA

A UFRR está com inscrições abertas para a sua bolsa cultura. São 43 vagas para alunos da instituição, distribuídas entre as funções de vocalista, guitarrista, tecladista, baterista, baixista, dançarino e corista, entre outras. A bolsa, no valor de R$ 360, terá duração de nove meses e as inscrições vão até o dia 29.03. Edital e formulários aqui: http://prae.ufrr.br/.

GRITO ROCK

A oitava edição do festival Grito Rock Boa Vista será realizada neste sábado e domingo (21 e 22), na Praça do Mirandinha. Treze bandas locais vão se apresentar: Dr Yoko, Míssil Javali, Biosong, SL 16, Jamrock, Johnny Manero, Red Roof, Projeto Churras, Bluts, Rotação Perfeita, Bruna Vitória, Brenda e o Bando e Epilepsy. Os shows serão à noite.

PRÊMIO FIER DE REDAÇÃO

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima lança nesta sexta (20() o Prêmio FIER de Redação e Artigo Científico 2015. A temática deste ano é a eficiência energética. Alunos dos ensinos fundamental e superior poderão concorrer a troféus, notebook, tablet’s e dinheiro.

POEMA

Alma

Aquela que anima
Chama-se psiquê.
Quem és tu?
Que não te vejo
E por que tu estás sempre alerta?
Vigilante?
Tu sonâmbula
Põe-se latente
Nas horas de ardência
Em momentos de dor
Torna-te evidente
Estarás por entre as vísceras?
Me digas
Onde tu estás
Quando a fadiga dilacera-me
Quando me decomponho em mil cores?
Rogo-te
Que venha até mim
Quando  eu esteja desperto
Para a realidade
Incompreensível
Chamada loucura
Que eu te veja
Mas não me venha vestida com os mantos da lucidez
Toda plácida
Pois é a ti
 Alma
Que anseio conhecer.
Por entre as tuas vestes
Diáfanas
O universo oculto.
O princípio
E a resposta que está no intervalo
Chamado fim.

Texto de Larissa de Melo Lima.

REGISTROS DE POESIA

O Coletivo Arteliteratura Caimbé, em parceria com a livraria Saber, realizou na semana passada a edição de março do Sarau da Lona Poética. Celebrou o Dia Nacional da Poesia 2015, cinco anos de atividade e um ano da Lona Poética, atualmente o único sarau regular em Roraima. Para comemorar tudo isso, foram sorteados livros dos poetas Sérgio Murilo e Rodrigo Mebs, cartões postais, livros e um poema ilustrado deste colunista que lhes escreve. Vejam algumas fotos:





 
 



COMPRE CONTOS



Pessoas bonitas, este é o meu livro. Se quiserem, passem nas livrarias Saber ou UFRR para comprar ou então peçam por e-mail. O blog do livro, caso queiram saber mais da obra: http://livrosemgrandesdelongas.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário