quarta-feira, 4 de novembro de 2015

UFRR comemora aniversário de 66 anos da União Operária

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) comemora em novembro o aniversário de 66 anos do Espaço de Cultura e Arte União Operária.
 
As atrações começam no dia 4 e seguem até o dia 29 de novembro na União Operária.
 
Haverá palestras, cursos, exposições fotográficas e shows de dança, canto e capoeira.
 
Veja no cartaz a programação e o endereço da União Operária:




História do espaço - Em 1949 a União Operária Beneficente foi idealizada por um grupo de operários da construção civil, desejosos de implementar um espaço no qual pudessem realizar atividades sociais, culturais e recreativas.

Entretanto, o contexto político local inviabilizou o desenvolvimento dessa sociedade nos moldes pretendidos pelos operários.

Tal fato começou a concretizar-se paulatinamente, a partir da luta e tenacidade desses trabalhadores. Inicialmente, as reuniões da sociedade não dispunham de um espaço próprio, sendo realizadas no quintal da residência do seu presidente e, posteriormente, em um salão alugado na Praça da Bandeira.

A sede definitiva começou a materializar-se em 1951 com a doação do terreno e a liberação de verbas para sua construção. Edificado com a mão-de-obra de seus sócios, o prédio da União Operária passou a integrar o cenário urbano de Boa Vista, tornando-se um local de referências física e simbólica.

A necessidade do reconhecimento das dimensões matérias e espaciais da Arquitetura, como substrato para manutenção das relações históricas, sociais e dinâmicas dota o edifício como instrumento potencial e permanente de ação de extensão e pesquisa.

O projeto desenvolvido pela UFRR preserva a função social do imóvel e garante sua manutenção como marco simbólico e cultural para a cidade

Este programa iniciou-se com a cessão do imóvel União Operária Beneficente, por um período de 50 anos à UFRR. O objetivo era resgatar a memória histórica e ofertar à comunidade um espaço de integração cultural e participação social. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário