sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Coluna Rede Literária, edição # 145, de 19.01.18



PRÓLOGO

Salve, gente bonita!

Depois de uma pausa de dois anos e meio voltamos a publicar a coluna Rede Literária. A nossa última edição foi em junho de 2015 e desde então muita coisa aconteceu na cidade na área da literatura, da música, artes visuais e outros segmentos. A proposta do nosso retorno é falar brevemente toda semana sobre o que consideramos mais relevante, deixando para vocês e para a história um registro disso. 
Sejam então bem-vind@s à edição número 145 desta nossa iniciativa, sigam-nas redes sociais, colaborem financeiramente conosco para bancar a ideia (pode ser via doação no pagseguro ou apenas clicando nos banners que vão aparecer) e espalhem por aí que voltamos e pretendemos ficar enquanto der.
Abraços,

Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @CulturaRoraima



LANÇAMENTO DE LIVRO

O Espaço Cultural União Operária será palco na próxima sexta-feira (26/01) do lançamento
do primeiro livro do jornalista roraimense Aldenor Pimentel. A obra “Livrinho da Silva” é formada por contos que abordam o universo da leitura, do livro e da escrita. A sessão de autógrafos começa às 17h, como parte da programação do sarau e da solenidade de premiação do Concurso Literário Internacional Palavradeiros.
A União Operária fica Avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro, no cruzamento com a rua Cerejo Cruz.



Os escritores Aldenor Pimentel e Cristino Wapichana (E) durante lançamento de Livrinho da Silva em São Paulo (Foto: Divulgação)
 

TRECHO DO CONTO 'LEITOR DE RAPINA'

Confira uma parte da obra de Aldenor Pimentel:

"Olhei de volta nos olhos da minha interlocutora e neles li a suspeita de que eu estivesse interessado em levar livros sem pagar. Eu deveria ficar indignado. E fiquei. Mas, cá para nós, em um país onde pouco se lê e menos ainda se entende do pouco que se lê, ainda que a acusação parta unicamente de um olhar desconfiado, é um elogio ser acusado de furtar livros!"


CONCURSO LITERÁRIO

Estão abertas até 16.02.2018 as inscrições na edição 2018 do Prêmio SESC de Literatura, voltado para autores residentes no Brasil. Podem ser inscritos livros inéditos de romance ou contos. Os selecionados terão as obras publicadas pela editora Record. Confira este e outros regulamentos no blog Concursos Literários.



MESTRA ZANNY

A poeta e cordelista Zanny Adairalba, integrante do Coletivo Caimbé, recebeu do Ministério da Cultura (MinC) no final de 2017 o título de mestra da cultura popular. A artista foi uma das 500 escolhidas em todo o país na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares Manoel de Barros.

Zanny Adairalba, mestra da cultura popular (Foto: Edgar Borges)
 
De Roraima, Zanny foi a única escolhida, ficando entre os 42 homens e mulheres contemplados na região Norte. A partir do segundo bimestre, a poeta realizará atividades em dez escolas públicas da capital, ao longo de seis meses, com promoção de oficinas literárias e distribuição gratuita de cordéis.


DANÇA DO VENTRE

Quer aprender as manhas da dança do ventre? Então acessa o canal de vídeos Bellymaníacas, produzido em Roraima com muitas dicas para quem curte este tipo de dança e quer aprender a fazer encaixe e desencaixe de quadril, coreografia focal e coisas do tipo. Para você sentir como é, te deixo um dos vídeos feitos pela bailarina Aziza Zayn.




VAMOS DE POESIA

Quando finalmente você permitiu

Que meu olhar vacilante penetrasse

o fundo dos teus olhos

a estrada à minha frente se abriu

e o tempo sumiu e o medo se foi

E de novo aconteceu:

Livre, verti-me

E me vi tantas

Verdes, avaras, valentes

venerando o valor das voltas

em venenos e versos

Vinho, viço, violão

A vida fervendo, voraz...

Viemos e eu vi:

Vi torres e temas

poemas sem fim

em mim

em ti.


Poema de Eli Macuxi. Para ler outras obras, acesse seu blog.


FEIRA NERD

Torneios de games e cards, além de exposição artes e exibições de filmes fazem parte da programação da II Feira Nerd que acontece neste sábado e domingo (20 e 21) na escola estadual Ana Libória. A programação está nos cards abaixo e o ingresso custa cinco reais.

 




COLABORE

Compartilhe nas ruas redes sociais as postagens do blog e clique nos anúncios que aparecem ao lado e embaixo das publicações.
Caso queira, pode doar qualquer quantidade de dinheiro via PagSeguro. O que a gente receber servirá como estímulo para continuar publicando a coluna.
Mande notícias pelos e-mails culturaderoraima@gmail.com e edgarjfborges@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário